TOP 9 doenças que você pode descobrir ficando nu em frente ao espelho

de Merelyn Cerqueira 0

Tirar alguns minutos do dia para observar seu corpo atentamente no espelho pode ajudar a prevenir e diagnosticar uma série de doenças. Apesar de ser desconfortável para algumas pessoas, tirar a roupa e analisar o corpo é uma ótima ideia para sua saúde, segundo informações do Diário de Biologia.

Contudo, é relevante lembrar que é sempre necessário consultar um médico e realizar exames regulares para verificar qualquer mudança no corpo e, se necessário, diagnosticar doenças precocemente.

1 – Nódulo na virilha

A maioria dos nódulos que ocorre na virilha é de cistos benignos (não cancerosos) e não causa qualquer dano à saúde. Diferente disso, há os casos em que esses pequenos caroços aparecem em razão de um gânglio linfático inchado, resultante de infecções ou doenças, como um resfriado, gripe ou mononucleose. Há também a hérnia, que aparece quando o intestino ou tecido abdominal se sobressalta por uma abertura nas paredes dos músculos – e requer atenção médica imediata.

Caso você deite e o caroço desapareça instantaneamente, ele pode indicar varizes de safena – que ocorrem quando a válvula da veia de safena não se abre o suficiente para deixar o sangue fluir, causando um acúmulo em seu interior. Essa, no entanto, é uma condição rara.

2 – Manchas escuras nas axilas

O escurecimento das axilas geralmente ocorre devido ao atrito constante das roupas com a pele, bem como pelo uso de desodorantes com álcool, que podem causa alergias, irritações e levar à hiperpigmentação. Outros casos podem envolver uma condição chamada Acantose Nigricans, que causa o escurecimento das axilas e outras regiões do corpo. Geralmente ocorre em pessoas com sobrepeso, distúrbio de produção de insulina (diabetes), desequilíbrio hormonal ou desordem glandular (doenças endócrinas).

3 – Ombros desnivelados

Trata-se de uma condição chamada escoliose, que causa uma curvatura lateral na coluna vertebral. Segundo especialistas, o fortalecimento da região e alongamento com profissionais capacitados podem melhorar a postura e a flexibilidade do tronco.

Nas mulheres, a escoliose ainda causa o desnivelamento nas mamas. Nesse caso, e indo além da questão estética, o problema precisa ser tratado o quanto antes por um ortopedista.

4 – Pintas

A maioria das pintas é inofensiva. Porém, alguns casos podem significar a presença de melanoma – a forma mais agressiva de câncer de pele. Assim, se você notar o aparecimento de uma mancha que cresce regularmente, é recomendado que você procure ajuda médica o quanto antes.

5 – Veias proeminentes no meio do peito

Essa ocorrência pode significar uma condição inflamatória chamada Doença de Mondor, também conhecida como tromboflebite superficial. Ocorre em razão de uma inflamação das veias que estão abaixo das mamas e da caixa torácica. Afeta ambos os sexos, mas é mais prevalente entre mulheres.

Trata-se uma condição rara, porém benigna e pouco se sabe sobre as causas. Pode ocorrer em razão de uma infecção traumática, cirurgias recentes ou uso regular de roupas justas.

6 – Escurecimento da pele na região do tornozelo

A angiodermite pigmentar é uma boa candidata. Essa condição causa manchas na região do tornozelo resultantes do extravasamento de sangue dos pequenos vasos sanguíneos. Acomete adultos e idosos que costumam ficar muito tempo de pé ou sentados. A pigmentação de cor ocre é resultado da liberação de células vermelhas por meio dos vasos. A causa da condição também é desconhecida. Acredita-se que seja favorecida em casos de excesso de peso e varizes.

7 – Veias sobressalentes no pescoço

Quando a pressão na veia jugular está mais alta do que o normal, suas paredes se dilatam ou estendem, causando o que conhecido como estase jugular. Essa distensão traduz alterações de pressão e volume dentro do átrio direito do coração – onde desembocam as veias cavas superior e inferior – e requer maiores cuidados quando os pacientes são portadores de insuficiência cardíaca.

8 – Hematomas inexplicáveis

Se você notar manchas roxas pelo corpo, sem qualquer associação com impactos sofridos, elas podem sugerir algum problema de coagulação. Quando não possuem qualquer causa mecânica, surgem acompanhadas de sangramento no nariz ou na boca, se apresentam tamanho desproporcional ao trauma sofrido ou vêm acompanhadas de febres e dores, é necessário procurar ajuda médica.

Em outros casos, as manchas podem sinalizar uma condição chamada Púrpura Trombocitopênica. De característica autoimune, as plaquetas não são reconhecidas pelo organismo, que começa a produzir anticorpos para atacá-las.

9 – Inchaço nos joelhos

Neste caso, há a opção de condição ortopédica chamada cisto de Baker que pode explicar o problema, bem como artrose e problemas na coluna. Assim, é recomendável procurar ajuda de um ortopedista quando os joelhos aparentarem inchaço por mais de sete dias ou se a dor vier acompanhada de incapacidade de mobilidade e febre.

Se isso ocorrer durante a gravidez, em muitos casos pode ser normal, já que os hormônios (progesterona e estrogênio) causam a dilatação das veias.

[ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência