Uma fobia, basicamente, é um medo ou aversão irracional que uma pessoa pode sentir a coisas que nem sempre lhe oferecem riscos.

Há uma enorme lista de fobias consideradas pela medicina e outras que conhecemos, mas que ainda não fazem parte da literatura médica.

Algumas são bem conhecidas nossas, como a claustrofobia (medo de confinamento), aracnofobia (medo de aranhas) e pirofobia (medo do fogo).

Considerando que essas são fobias de grafia simples, o que você sabe sobre hipopotomonstrosesquipedaliofobia? Sendo a sexta maior palavra da língua portuguesa (ficando atrás de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico,pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose e anticonstitucionalissimamente), ela serve para designar uma fobia incomum.

A hipopotomonstrosesquipedaliofobia, ironicamente, é o medo que algumas pessoas têm de pronunciar palavras grandes. Confira a etimologia deste termo:

– Hipopoto: do grego hippopoto, significa grande.

– Monstro: palavra latina para “monstruoso”.

– Sesquipedali: forma mutilada do latim sesquipedalian, que significa “palavra grande” (literalmente, “um pé e meio de largura” do latim).

– Fobia: “medo”.

Agora, se você tentou e não conseguiu pronunciá-la, saiba que existem alguns sinônimos mais simples para hipopotomonstrosesquipedaliofobia. São eles, equipedalofobia e sesquipedaliofobia.

Fonte: Super Curioso Foto: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência