Você precisa ir ao banheiro todos os dias?

de Julia Moretto 0

Você sabia que nem todo mundo defeca todos os dias? Há casos de pessoas de vão ao banheiro várias vezes ao dia e as que fazem apenas 3 vezes por semana. Mas, o que seria o normal?

Segundo o coloproctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano, que tanto uma pessoa que evacua 3 vezes ao dia até uma que faz 1 vez a cada 3 dias, estão no padrão de normalidade.

No entanto, o profissional alerta que esse padrão só pode ser considerado normal quando o ritmo é constante e habitual para a pessoa.

Ou seja, se uma pessoa tem o costume de evacuar desde criança 3 vezes ao dia e passa a realizar apenas 1 vez a cada 3 dias, deve procurar um médico.

O nosso corpo tem a capacidade de armazenar excrementos por até uma semana ou mais. É claro que isso vai de corpo para corpo, mas em geral, ficar uma semana sem fazer cocô não é uma coisa boa.

Quanto mais tempo as fezes permanecem no intestino, mais secas ficam, impedindo a eliminação, devido ao incômodo e a possíveis dores. Há outros fatores, como maior produção de gases e desconforto abdominal, nas costas e inchaços. 

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Domínio Público

Jornal Ciência