Vídeo: médicos removem bola de cabelo de 58 cm da barriga de menina de dez anos

de Merelyn Cerqueira 0

Em Kemerovo, na Rússia, cirurgiões removeram uma bola de cabelo com 58 centímetros de comprimento do estômago e intestinos de uma menina de 10 anos. A criança afirmou que mastigava os próprios cabelos quando estava nervosa, e após sentir tonturas e dores abdominais severas, foi levada às pressas ao hospital. Os médicos disseram que este foi o primeiro caso do tipo visto por eles em “décadas de trabalho”, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

O bloqueio capilar, considerado grave, estendia-se do estômago até o intestino. “Tal patologia, como um corpo estranho feito apenas de cabelo, é considerada rara e geralmente ocorre no estômago, mas ainda não tínhamos visto um caso como este antes”, disse Konstantin Surtsev, chefe do Departamento de Cirurgia Geral de Mariinsk, em entrevista ao jornal russo Komsomolskaya Pravda. “Este foi o primeiro em décadas de trabalho de nossos cirurgiões pediátricos”.

tricofagia_02

Agora, a menina, que afirmou ter uma relação difícil com os colegas de classe e por isso ficava tensa a ponto de mastigar os cabelos, se encontra em estado satisfatório. De acordo com os médicos, sua permeabilidade intestinal foi restaurada e ela logo poderá voltar para casa. “Estamos pedindo aos pais que prestem atenção ao comportamento das crianças, porque esta situação é causada pelo estado psicológico delas”, alertou Surtsev.

O caso da garota russa pode evidenciar uma condição chamada de Tricofagia, ou Síndrome de Rapunzel. Trata-se de um transtorno comportamental em que a pessoa passa a engolir os próprios cabelos de forma incontrolável. O acúmulo dos fios pode, de fato, obstruir diversas partes do sistema digestivo, causando severos danos gastrointestinais.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência