TOP 8 poderosos óleos essenciais antibacterianos e como usá-los

de Merelyn Cerqueira 0

Os óleos essenciais, geralmente utilizados em aromaterapia, massagens e outros tratamentos, foram extensivamente estudados pela comunidade científica, o que levou a muitas descobertas que incluem benefícios para o tratamento de uma série de doenças. Enquanto existem centenas de diferentes óleos essenciais, alguns oferecem propriedades antibacterianas únicas.

Na lista abaixo, publicada originalmente no Natural Living Ideas, você conhecerá oito desses óleos que, em alguns casos, podem ser utilizados como uma alternativa natural aos antibióticos.

1 – Óleo essencial de Tea Tree

Também conhecido como óleo de melaleuca, é proveniente das folhas da Tea Tree, nativa da Austrália e que há séculos é usada por comunidades aborígenes do país como uma forma de antisséptico. É um dos poucos óleos essenciais com essas propriedades que pode ser aplicado diretamente sobre a pele sem a necessidade de diluição. Ainda, pode ajudar no tratamento de doenças de pele como eczema, psoríase, acne e verrugas.

Para utilizá-lo, os aborígenes costumavam a esmagar as folhas da árvore e aplicar o resultado em cortes, infecções e queimaduras. Durante a década de 1920 tornou-se amplamente conhecido quando o químico Arthur Penfold publicou uma série de artigos falando sobre suas propriedades antissépticas.

Desde então, muitos estudos foram realizados mostrando o potencial do óleo de Tea Tree. Em 2004, por exemplo, uma revisão cientifica examinou a capacidade do produto em matar bactérias, descobrindo que ele poderia ser utilizado como tratamento auxiliar de feridas ou infecções por Staphylococcus aureus resistentes à meticilina.

Quando utilizado em um nebulizador ou difusor, ajuda a aliviar dores de cabeça e vias aéreas congestionadas. A inalação do vapor ajudar a limpar as vias nasais, bem como a combater bactérias. Para isso, basta adicionar algumas gotas do óleo em um pote de água quente e aspirar o ar do recipiente por cerca de cinco minutos. Como possui propriedades antifúngicas, também pode ser utilizado no tratamento de fungos. Para quem sofre de pé de atleta ou fungos nas unhas, basta aplicar o produto diretamente no problema.

2 – Óleo essencial de orégano

O orégano é uma especiaria comumente adicionada em pratos, embora também ofereça excelente efeitos terapêuticos. Suas propriedades antibacterianas e antissépticas foram reconhecidas pela primeira vez na Grécia antiga, quando era frequentemente utilizado no tratamento de feridas e infecções bacterianas de pele. Enquanto bactericida, também fornece propriedades antissépticas, antivirais, antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias e analgésicas.

Em um estudo publicado em 2001 pela Science Daily, realizado por pesquisadores da Universidade de Georgetown, descobriu-se que as propriedades do óleo de orégano eram quase tão eficazes quanto a maioria dos antibióticos. Especialmente conhecido para o tratamento de fungos de pés e unhas, para fazê-lo basta aplicar algumas gotas em um pequeno recipiente de água e mergulhar os pés na solução. Ainda, você pode usá-lo diretamente na área afetada diluindo uma gota em outro óleo transportador.

O óleo de orégano também é muito útil para tratar sinusites. Para isso, basta diluir algumas gotas em água quente e inalar o vapor. Ele não só causará danos significativos às bactérias alojadas nos seios da face, como também ajudará a minimizar sua capacidade de produzir toxinas.

3 – Óleo essencial de tomilho 

Considerado antibacteriano, antiespasmódico e antisséptico, o óleo de tomilho ainda possui propriedades calmantes. Pesquisas realizadas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Tennessee, EUA, mostraram seus efeitos contra bactérias presentes no leite e salmonelas. Os resultados, publicados em uma edição do International Journal of Food Microbiology, indicaram que “nanoemulsões” do óleo podem ser uma excelente opção para proteger o corpo de bactérias nocivas, bem como conservar de alimentos.

Ainda, o óleo de tomilho tem a capacidade de drenar o congestionamento nasal e curar infecções respiratórias. Também é detox e pode ser usado no combate a gripes e resfriados. O tomilho é usado para tratar condições como fadiga, gota, artrite, feridas, cólicas menstruais e sintomas relacionados à menopausa. Pesquisadores da Universidade de Babol, no Irã, confirmaram que o tomilho reduz cólicas menstruais mais eficientemente do que o ibuprofeno. Para utilizá-lo, basta colocar algumas gotas do óleo em um difusor, ou ainda, usar o método do recipiente com água quente para inalar do vapor.

4 – Óleo essencial de capim-limão

O capim-limão, de acordo com estudos, é considerado um dos mais potentes antibacterianos entre os óleos essenciais. Ele tem a capacidade de inibir o crescimento de bactérias no corpo, tanto internamente quando externamente. Também é utilizado para tratar doenças de pele, mal odor corporal e até mesmo intoxicação alimentar, graças a sua composição cítrica e limoneno.

Antisséptico e adstringente, pode ser utilizado como tonificante natural para a pele. Ainda, se aplicado no escalpo ou corpo, pode aliviar dores de cabeça e músculos. O óleo também ajudar a melhorar a circulação sanguínea, aliviar cólicas, dores nas costas e espasmos musculares. Em casos de pé de atleta, basta esfregar o óleo nos pés para ajudar a reduzir o crescimento de fungos.

5 – Óleo essencial de bergamota

O óleo de bergamota possui poderosas propriedades antibacterianas. Os italianos há anos reconhecem seu potencial medicinal, uma vez que o usam para vermes intestinais. O produto também melhora cicatrizes, alivia de dores de cabeça e tensão muscular, bem como combate de infecções como endocardite, meningite e do trato urinário. O óleo essencial também pode ajudar a curar a herpes e outras úlceras na boca, além de prevenir o aparecimento de espinhas. Para usá-lo, basta esfregar o óleo diluido nas regiões afetadas ou adicionar algumas gotas no difusor.

6 – Óleo essencial de canela

O óleo de canela pode ser considerado um dos mais fortes bactericidas da lista. Em um estudo publicado em 2006, conduzido por pesquisadores do Loyola College Entomology Research Institute, na Índia, foi testada a eficácia do produto em relação a bactérias como Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Bacillus subtilis, Pseudomonas aeruginosa, e Klebsiella pneumoniae. O óleo de canela provou ser mais poderoso do que os de cravo, alecrim, gerânio, lima, limão e laranja.

Uma outra pesquisa, publicada pelo Journal of Contemporary Dental Practice, pesquisadores determinaram que o óleo de canela se mostrou eficaz contra Enterococcus faecalis planctônico, sendo muito útil para tratamentos de canal. Para aproveitar os benefícios, basta criar um creme dental caseiro à base do óleo essencial de canela. Ainda, você pode aplicar algumas gotas em um difusor para purificar o ar. Ele pode ser eficaz também quando adicionado a outros agentes antibacterianos, como melaleuca, eucalipto ou óleo de cravo, matando quase 99% das bactérias presentes no ar em apenas alguns minutos.

7 – Óleo essencial de toranja

O óleo essencial de toranja já foi relatado como um antibiótico natural altamente eficaz para combater as infecções mais comuns. Em um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas, gotas do extrato foram testadas para propriedades antibacterianas. Os cientistas descobriram que sua eficácia era comparável ao de bactericidas artificiais.

Em outro estudo publicado pela International Journal of Food Science & Technology, pesquisadores relataram que o óleo foi eficaz contra estirpes de Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Serratia marcescens e Proteus vulgaris.

Suas propriedades permitem tratar e prevenir infecções em feridas e cortes, bem como eliminar micróbios dos rins e intestinos. Pode ajudar também na função endócrina, estimula produção da bílis e sucos gástricos, ao passo que também oferece efeitos estimulantes para deixar o corpo mais alerta. Para tratar a fadiga mental, dores de cabeça, depressão e ativação do sistema linfático, basta inalar uma infusão do óleo.

8 – Óleo essencial de cravo 

Um dos usos mais conhecidos deste óleo essencial é o tratamento de dores de dente, recurso que já é utilizado há centenas de anos. No caso de tratamentos homeopáticos, o uso do óleo já foi relatado há mais de 2.000 anos. Por conter níveis elevados de eugenol, é uma alternativa eficaz para muitos tratamentos médicos modernos.

Para usá-lo em um dente dolorido, basta adicionar uma gota do óleo em um pedaço de algodão e pressionar sobre a área afetada por cerca de 15 minutos. Você também pode experimentar o uso tópico para tratar doenças de pele como a acne e verrugas, tentar a inalação para ajudar com problemas respiratórios como resfriados, tosses ou asma.

[ Natural Living Ideas ] [ Fotos: Reprodução/ Natural Living Ideas ]

Jornal Ciência