Os biólogos da NOAA acabam de completar uma expedição de três semanas na região de Samoa Americana no Pacífico.

 

As imagens revelaram algumas formas de vida incompreensíveis das profundezas mais escuras do oceano. A equipe a bordo do navio de pesquisa Okeanos Explorer enviou um veículo operado remotamente (ROV) a profundidades de quase 4 km. “Muito se desconhece sobre os habitats profundos e geologia dentro e em torno desses lugares protegidos“, disse o membro da equipe NOAA, Santiago Herrera.

 

O mergulho correu de 16 a 26 de fevereiro, e cobriu três santuários marinhos diferentes: o Monumento Nacional Marinho, o Parque Nacional da Samoa Americana e o Santuário Marinho Nacional de Samoa Americana. Os cientistas encontraram dúzias de espécies de estrelas-do-mar, esponjas, corais e moluscos nunca antes vistos, além de uma água-viva “cósmica” e uma anêmona carnívora rosa.”Esta expedição irá contribuir com novas informações explorando áreas do oceano profundo em Samoa Americana pela primeira vez“, disse Herrera. Confira alguns dos achados:

 

5 – Ctenophora arco-íris

blue-sea

A gravação de Vailulu’u– um vulcão ativo, subaquático que hospeda vida – chocou até mesmo a equipe da NOAA. De acordo com os pesquisadores, aquelas luzes brilhantes correndo no corpo da Ctenophora não são realmente luzes, mas linhas de “cílios”.

 

4 -Anêmona carnívora

Herrera disse que essas criaturas estranhas usam tentáculos equipados com arpões microscópicos que injetam veneno em suas presas enquanto estão emaranhados na “boca”.

 

3 – Medusa cósmica

Esta medusa pertence à família Rhopalosomatidae. Eles possuem canais distintos que funcionam verticalmente, gônadas unidas a estes canais e dois tentáculos.Encontrada na Montanha Submarina Utu, do Santuário Marinho Nacional da Samoa Americana, ela foi vista a uma profundidade de cerca de 3.000 m.

 

2 – Hidroide

hydroid

Segundo a NOAA, encontraram uma hidroide solitária observada ao explorar a montanha submarina Leoso, que se estende ao longo da fronteira entre a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) das Samoa Americana e a ZEE das Ilhas Cook a uma profundidade de cerca de 3.770 metros.

 

1 – Este peixe

weird-fish_1024

Os primeiros raios [das aletas] estão livres das membranas do resto da nadadeira e são muito grossos“, explica NOAA. “O peixe usa esses finos raios para ‘andar’pelo fundo do mar“.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência