TOP 5 maravilhas médicas introduzidas pela impressão 3D

de Otto Valverde 0

Hayley Fraser, de cinco anos, de Inverness, nasceu sem os dedos de sua mão esquerda.

 

Seus pais, David e Zania Fraser, buscaram ajuda na E-nable, uma rede de voluntários que projeta e faz próteses. A mão cor-de-rosa de Hayley foi projetada de um molde feito por seus pais. 

3CACAE0B00000578-0-image-a-2_1485815813201

Mas, em 2014, Hayley foi a primeira pessoa no Reino Unido a ter uma prótese de mão. A peça custou £ 50 e tem capacidade de agarrar e manter as coisas como uma mão normal. E é tudo graças à impressão 3D.

3CACAF6700000578-0-image-m-4_1485816139793

A impressão em 3D foi descrita como o “futuro da fabricação” e está sendo cada vez mais usada para criar desde adereços até alimentos. A tecnologia também está sendo usada para fazer drones aéreos para uso civil e peças para carros. No ano passado, a L’Oreal anunciou que tinha desenvolvido tecnologia que poderia levar à impressão 3D de folículos pilosos capazes de gerar novos cabelos.  Já cirurgiões em Kent começaram a usar ossos 3D para ajudar a corrigir fraturas severas.

 

A tecnologia 3D envolve o uso de uma máquina semelhante a uma impressora comum. Mas as máquinas “imprimem” camada sobre camada de materiais como plástico, metal ou cera para formar o artigo acabado. Confira algumas das maneiras pelas quais a tecnologia 3D está sendo usada para melhorar os cuidados de saúde:

 

Medicamentos

Pequenos lotes de remédios podem ser produzidos de forma tão barata por impressoras 3D que, em cinco a dez anos, os farmacêuticos poderiam ser capazes de imprimir receitas personalizadas em sua loja, diz Dr. Simon Gaisford, chefe de produtos farmacêuticos na University College de LondresEm um teste recente, ele também imprimiu drogas em formas e cores diferenciadas para as crianças, incluindo um polvo vermelho e um dinossauro amarelo.

 

Cirurgias

Quando John Cousins, proprietário de uma empresa de impressão em 3D, precisou de uma cirurgia para remover uma pedra nos rins em 2015, ofereceu a seu cirurgião, uma versão impressa do órgão. Eu pude ver a localização exata da pedra e planejar o ângulo preciso de nossos instrumentos cirúrgicos“, diz seu cirurgião, Bhaskar Somani. Katie Parke, de oito anos, da Irlanda do Norte, também se beneficiou da tecnologia. A garota tem uma condição pulmonar que precisa de tratamentos regulares de “lavagem pulmonar”, usando um tubo. 

 

Os tubos padrão são muito grandes para as crianças, de modo que os cirurgiões deveriam determinar quais usar por tentativa e erro durante a operação. O tubo de tamanho errado poderia escorregar para fora e prolongar o procedimento“, diz o Dr. Mike Sury, um anestesista consultor no Great Ormond Street Hospital, onde Katie é tratada. Mas as réplicas em 3D ajudaram os médicos a escolher os melhores tubos.

 

Câncer

A tecnologia de impressora 3D também salvou um paciente de câncer. O homem de Londres, que não quis revelar o seu nome, tinha um câncer ósseo raro, chamado condrossarcoma, que não respondeu a drogas ou radioterapia. O tumor no osso da pelve tinha que ser removido com metade da sua pelve. Craig Gerrand, um cirurgião ortopédico da NHS Trust, ofereceu metade da pelve de substituição em 3D, feita de titânio, bem como uma substituição de quadril padrão, que se ligaria a ela.

 

Ele anda com uma bengala porque músculos importantes foram removidos, mas é melhor do que sem uma reconstrução“, diz Gerrand. Enquanto isso, em 2014, uma mulher holandesa teve seu crânio substituído por um de plástico. Sem ele, suas funções cerebrais estariam prejudicadas e ela teria morrido.

 

Pele e sangue

Bioimpressão usa a técnica 3D para imprimir células vivas. Em 2008, o cientista japonês Makoto Nakamura inventou uma bioimpressora capaz de imprimir matéria semelhante a um vaso sanguíneo. Ele agora está em uma corrida com a empresa americana Organovo para imprimir o primeiro órgão artificial transplantado do mundo. Especialistas dizem que é mais provável que seja um rim.

 

Em 2015, a Organovo começou a trabalhar com L’Oreal para desenvolver o tecido da pele, que poderia ajudar vítimas de queimaduras e trauma. A empresa também lançou tecido de fígado humano impresso em 3D feito de células para uso em testes de drogas. Em 2015, acadêmicos da Universidade Heriot-Watt em Edimburgo anunciaram que desenvolveram uma impressora 3D sofisticada o suficiente para imprimir células-tronco humanas usando células-tronco adultas doadoras. Eles visam a produzir tecido para testes de drogas.

 

E cientistas do projeto Meso-Brain, liderados pela Aston University, em Birmingham, estão usando células-tronco para desenvolver réplicas impressas em 3D do tecido cerebral. O objetivo é testar novos fármacos para doenças cerebrais, como a demência.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência