É simplesmente intrigante que, tendo em vista todo o conhecimento que temos atualmente e o avanço da ciência, ainda existam mistérios por trás de certos monumentos e estruturas construídas por nossos antepassados. Entre esses mistérios estão perguntas simples, como por que e quem foram criados.

Na lista abaixo, publicada em vídeo pela HowStuffWorks, você confere quatro dessas elusivas construções que até hoje são cercadas de mistérios.

1 – Complexo de Teotihuacan, no México

monumentos-que-intrigam-o-mundo_1

Teotihuacan, cidade cujo nome significa “local onde os deuses foram criados”, está localizada bem próxima a capital do México.

Caracterizada por seu complexo de ruínas, por volta de 600 d.C. chegou a ser considerada uma das maiores cidades do mundo.

Embora esteja associada aos astecas que viveram na região, aparentemente, não foram eles que a construíram.

A verdade é que até hoje ninguém sabe dizer qual exatamente a origem de Teotihuacan, apenas que ela já existia ali há mais de 1.000 anos quando os astecas chegaram à região.

E eles podem não ter sido os únicos ali. Há indícios que sugerem que maias, mixtecas, zapotecas e toltecas também tenham vivido no local.

2 – Machu Picchu, Peru

monumentos-que-intrigam-o-mundo_2

Situada no topo de uma montanha no Peru, a cidade perdida dos Incas só foi descoberta por arqueólogos em 1911.

Suas ruínas formam um grande complexo de templos, praças, casas e palácios que até hoje intrigam pelo seu propósito.

monumentos-que-intrigam-o-mundo_3

Embora não haja dúvidas sobre seus verdadeiros construtores, ao contrário de Teotihuacan, o mistério de Machu Picchu, não é apenas sobre seu propósito.

Ele também envolve o fato de que a cidade foi construída por pessoas que não dominavam a escrita e sequer faziam uso de ferro, aço ou rodas.

No entanto, mesmo assim conseguiram levantar estruturas de pedras cortadas e polidas de modo a encaixá-las precisamente em um gigante quebra-cabeça que foi capaz de sobreviver por séculos à ação da natureza.

3 – Ilha de Páscoa, Chile

monumentos-que-intrigam-o-mundo_4

Você certamente já deve ter ouvido falar nos misteriosos Moais da Ilha de Páscoa. Trata-se de um conjunto de estruturas de aparência humanoide que podem pesar mais de 80 toneladas cada.

O fato é que, apesar das muitas teorias, não há um consenso que explique sua existência ou por que os antigos habitantes do local, os chamados Rapa Nui, dedicaram tanto tempo e esforço na sua construção.

Curiosamente, há teorias que sugerem que as gigantes estruturas possam ter provocado um colapso geológico considerável na região, obrigando seus habitantes a viverem como canibais.

4 – Esferas de pedra na Costa Rica

monumentos-que-intrigam-o-mundo_5

Descobertas na década de 1930 por trabalhadores da United Fruit Company, uma empresa norte-americana no ramo de produção e comércio de frutas tropicais, elas até hoje permanecem misteriosas.

Compostas por pedras circulares de tamanhos diferenciados, as chamadas díquis, existem a centenas e aparentemente foram esculpidas por mãos humanas.

O problema é que ninguém sabe dizer exatamente quem teve tal trabalho – uma vez que são perfeitamente esféricas. Ainda, ninguém sabe dizer qual a utilidade e finalidade desses díquis.

A única coisa que sabemos é que elas possivelmente foram esculpidas entre 600 e 1500 d.C., por alguma civilização extinta.

Fonte: How Stuff Works Fotos: Reprodução / How Stuff Works

Jornal Ciência