TOP 15 maneiras futuristas de melhorar a humanidade

de Merelyn Cerqueira 0

A futurologia, de acordo com a definição proposta pelo Priberam, é um conjunto de pesquisas que visam prever qual será, num dado momento do futuro, o estado do mundo ou de um país no domínio técnico, social e etc.

Nesta disciplina, os especialistas tendem a elaborar diferentes hipóteses para diferentes futuros possíveis. Isso é feito por meio de análises de tendências passadas e presentes em campos como a Ciência, Tecnologia e Medicina. Um exemplo que futurologia é a lei de Moore, que indica que o número de transistores em um circuito dobra aproximadamente a cada dois anos. Logo, quanto mais transistores um chip possui, mas rápido ele é. Dessa forma, o laptop que você usava há quatro anos, é mais lento do que os modelos utilizados hoje.

Em um artigo publicado originalmente pela The Richest, foram considerados alguns notáveis progressos no campo da Ciência, Medicina e Computação que de alguma forma poderiam melhorar a humanidade.

15 – Cura para o Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma forma de demência que causa problemas de memória, capacidade de pensamento e comportamento. Trata-se de uma doença progressiva e incurável. No entanto, considerando os avanços, cientistas estão plenamente confiantes de que um dia poderemos evitá-la.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_1

Em um estudo feito pela Universidade de New South Wales, na Austrália, pesquisadores examinaram uma determinada proteína no cérebro chamada “tau”. Em seu estado saudável, a proteína atua como um estabilizador para os microtúbulos que ajudam a transportar materiais em torno de uma célula. Acredita-se que, por vezes, ela acabe se juntando em aglomerados e quando isso acontece, é possível que ela libere produtos químicos que se acumulam e causam a doença de Alzheimer.

Em outros estudos realizados em ratos, uma enzima chamada p38 γ quinase, foi capaz de interferir na construção de outra proteína chamada beta-amiloide, que é considerada outra causa para o Alzheimer. Assim, quando as beta-amiloides se acumulam, parece que criam um efeito que resulta no emaranhado de proteínas tau. No entanto, os cientistas descobriram que a desaceleração da aglutinação da beta-amiloide ao p38γ quinase também impediu o emaranhamento da proteína tau.

14 – Exoesqueletos

Uma startup chamada WeaRobot acredita que em breve poderá ajudar idosos, pessoas com deficiência física e crianças com escoliose, a partir da construção de exoesqueletos modulares. Basicamente, um exoesqueleto é uma máquina que se usa sobre o corpo, ou parte dele, que ajuda no movimento e articulação a partir de um reforço modular mecânico.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_2

O sistema que está sendo desenvolvido pela WeaRobot terá um controle especial de eletrodos ligados à pele que irão ler sinais elétricos dos músculos e articulações. A natureza modular do exoesqueleto também fará com que seja mais acessível, uma vez que você não precisará comprá-lo de forma completa.

13 – Órgãos sintéticos

Em média, cerca de 22 pessoas morrem todos os dias enquanto esperam por um transplante de órgãos. Com isso em mente, pesquisadores das Universidade de Twente e Utrecht, na Holanda, criaram com sucesso “membranas vivas”, o que foi considerado um passo importante na direção de um rim artificial funcional.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_3

Os pesquisadores utilizaram células epiteliais tubulares proximais renais de seres humanos imortalizadas em membranas de fibra oca à base de polietersulfona para formar outra viva. Em outras palavras, eles transportaram com sucesso moléculas de uma membrana para outra. O rim sintético, por sua vez, poderia eliminar os processos de diálise e transplantes em pacientes que sofrem de insuficiência renal. Além disso, tal estratégia poderia ser relevante para o desenvolvimento de outros órgãos bioartificiais.

12 – Medicina personalizada

Em 2030, poderemos ser capazes de adaptar medicamentos a cada indivíduo. Segundo Melanie Walker, uma das líderes do Conselho do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial, em breve entraremos em um mundo “pós-hospitalar”, em que, ao invés de sermos tratos em hospitais, poderemos ficar em casa. Logo, graças às melhorias na monitorização da saúde, as visitas aos médicos serão cada vez mais raras.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_4

Ainda, ela afirmou que uma gama de tecnologias permitirá isso, além de avanços no campo da genética, biologia (órgãos sintéticos) e nanotecnologia. Micro robôs comestíveis poderão diagnosticar doenças enquanto viajam pelo corpo, enquanto outros serão capazes de executar cirurgias em órgãos internos. Também, avanços envolvendo impressões em 3D poderão em breve imprimir ossos, tecidos e órgãos artificiais, enquanto implantes cerebrais poderão analisar o cérebro em busca de sintomas e transmitir dados por meio de aplicativos de smartphones.

11 – Edição de genes via CRISPR

O CRISPR nada mais é do que uma técnica revolucionária de edição de genes que tem o potencial para mudar para sempre os seres humanos. Atualmente, a engenharia genética ainda é considerada um assunto controverso. Considerando o lado positivo do espectro, ela pode ser a chave para a cura de muitas doenças. No entanto, pelo lado negativo, algumas pessoas temem que o método possa levar a criação de “bebês projetados” ou até mesmo o retorno da eugenia – seleção dos “melhores” seres humanos para propagação da espécie.

O fato é que, cientistas chineses já realizaram testes com CRISPR. Eles foram capazes de desligar um único gene em um ser humano vivo como um possível tratamento para o câncer de pulmão. O ensaio clínico, que visou analisar 10 pacientes com câncer pulmonar, se encontra em Fase 1, o que significa que a segurança da técnica ainda está sendo testada.

10 – Cura da diabetes

Recentemente cientistas da Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália, conseguiram uma patente para uma possível cura para a diabetes tipo 1, que ocorre quando o pâncreas para de produzir insulina. A cura em questão envolve a combinação de células de entrega de insulina com uma determinada tecnologia que permite a elas se esconderem contra o ataque do sistema imunológico do corpo.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_5

As chamadas “células de Mellingen” são capazes de produzir, armazenar e liberar insulina em resposta aos níveis de açúcar no sangue. A equipe publicou um artigo mostrando que foram capazes de reverter a doença em ratos. Ainda, eles recentemente se juntaram uma empresa, a PharmaCyte Biotec, para criar um produto chamado “Cell-in-a-box” (“células em caixas”, em tradução livre), que promete esconder as células de Mellingen dos ataques do sistema imunológico.

A tecnologia em questão pode durar por pelo menos dois anos dentro do corpo, sem causar danos a si mesma ou qualquer outro tecido circundante.

9 – Cultivo vertical de alimentos

A fim de melhorar o estado atual da agricultura no mundo, uma empresa chamada AeroFarms está construindo o que será a maior fazenda vertical do mundo, capaz de produzir mais 900 mil quilos de vegetais em folha todos os anos.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_6

Basicamente, trata-se de uma fazenda construída sob a forma de um arranha-céu, o que em teoria fornecerá mais espaços para a cultivação de outras culturas e redução de danos ao meio ambiente. Ela dependerá de uma técnica de cultivo chamada aeroponia, que consiste na suspensão de plantas por meio das raízes. Isso permitirá que as colheitas cresçam em pilhas, independentes do solo, água ou até mesmo luz solar. A AeroFarms afirmou que sua técnica é independe de pesticidas e fertilizantes, uma vez que espera atrair clientes que preferem alimentos orgânicos.

8 – Aumento da inteligência humana

Já assistiu a série “Limitless”? De fato, existe uma droga similar à tomada pelo protagonista que pode aumentar a inteligência de uma pessoa. Atualmente, alguns estudantes tomam inadvertidamente um medicamento chamado Ritalina (metilfenidato) na esperança de melhorar a concentração. No entanto, a droga pode ser viciante e causar efeitos colaterais.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_7

Por outro lado, uma nova droga chamada modafinil é a única clinicamente comprovada a funcionar de tal maneira. Enquanto ela de fato ajuda as pessoas a ficarem mais alertas, não é tão intensa quanto outras similares.

Ainda, há outro procedimento, chamado de estimulação cerebral que pode ajudar no aumento da inteligência. Pesquisadores da HRL Laboratories descobriram que a estimulação transcraniana por meio de corrente direta, que visava enviar atividade cerebral de pilotos experientes em iniciantes, de fato ajudou-os a aprender a voar melhor em simuladores. Enquanto a tecnologia ainda está longe de chegar ao mercado, ela já é considerada promissora. 

7 – Redefinição da moralidade

Atualmente, há um debate no campo da filosofia sobre drogas que poderiam melhorar o sentido de moralidade em uma pessoa. De acordo com Brian Earp, pesquisador associado no Oxford Center for Neuroethics, em certos casos, há um certo sentido para uso de uma droga como essa.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_8

“Imagine um psicopata que não tem capacidade de lidar com a dor de outras pessoas e por isso é mais propenso a cometer crimes violentos…” Outros filósofos afirmam que a ideia não só é benéfica, mas essencial. Pesquisadores até tentaram realizar estudos sobre o efeito dessas drogas, mas nenhuma, até o momento, se mostrou eficaz.

6 – Entorpecentes do futuro

Drogas recreativas, como a maconha, também já entraram em discussão quando o assunto é futurologia. Muitos cientistas e empresários estão trabalhando para ajudar a deixar essas drogas mais seguras e agradáveis. “As pessoas normais querem experimentá-las, mas não podem por que têm medo de ficar muito drogadas”, disse Mowgli Holmes, diretor científico da Phylos Bioscience, que acredita que os produtores usarão tecnologia para produzir ervas menos potentes.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_9

Assim, ao alterar o genoma da cannabis, Holmes planeja criar novas espécies de maconha que ajudem a deixar as pessoas mais calmas, criativas ou com menos fome. Ainda, pesquisadores estão trabalhando na criação de uma pílula que pode reduzir ou reverter os efeitos do álcool ou analgésicos e torná-los menos viciantes.

5 – Quarta Revolução Industrial

A expressão “Quarta Revolução Industrial” foi originalmente inventada para descrever as maneiras pelas quais a Alemanha está aumentando sua competitividade na manufatura, no momento em que começou a integrar sistemas “ciber-físicos” em fábricas.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_10

Logo, avanços no campo da robótica, inteligência artificial(IA) e outras formas de automação poderão ser protagonistas de uma próxima Revolução Industrial. Lentamente já estamos começando a ter vislumbres desse futuro, com a IA se tornando cada vez mais popular. Em um futuro não muito distante, poderemos ter roupas customizadas, xampus e sabonetes adaptados ao ecossistema bacteriano de cada pele, geladeiras que automaticamente pedem sua comida e etc. 

4 – Construção de uma nova forma de sociedade

Se o arquiteto e inventor futurista Jacque Fresco, líder do Projeto Vênus (Venus Project), estiver certo, em um futuro não muito distante, não precisaremos mais de empregos. Seu projeto, basicamente, é uma ideia que teve para uma nova forma de sociedade. Atualmente, o projeto é um local de 21 acres localizado na Flórida que ele e sua esposa, Roxanne Meadows, construíram por mais de 40 anos, usado como santuário, centro de pesquisas e seminários semanais.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_11

Algumas das ideias do inventor incluem a eliminação de impostos, pobreza, guerra, falta de moradia e muitos outros problemas que enfrentamos hoje. A economia do lugar seria baseada em recursos naturais. Personalidades como Elon Musk também já assumem que os robôs, no futuro, assumirão nossos postos de trabalho, e propôs ideias como um rendimento básico universal.

3 – Útero artificial

Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar embriões humanos fora de um corpo, dentro de uma placa de Petri. Os embriões foram cultivados por 14 dias antes de serem destruídos por razões éticas.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_12

Como de praxe, o estudo veio acompanhado de controvérsias. De acordo com Marta Shahbazi, autora do projeto: “Como costuma acontecer quando cientistas estão prestes a fazer algo que levará a controvérsia, a estratégia é jogar a ideia no ar e ver quanto tempo leva para que as pessoas se acostumem – e então avançar”. Algumas pessoas acreditam que a tecnologia trará maior liberdade reprodutiva para as mulheres, bem como ajudará casais de mesmo sexo que desejam ter filhos.

2 – Cura para a morte cerebral

Graças aos novos experimentos de biotecnologia, pessoas com morte cerebral poderão ser trazidas de volta à vida. Essa pelo menos é a ideia do projeto ReAnima, da empresa Bioquark Inc. No início do ano, a companhia recebeu sinal verde para prosseguir com o projeto de neurorregeneração humana, recrutando 20 pacientes clinicamente mortos para testar se partes do sistema nervoso central poderiam ser reanimados.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_13

As técnicas envolvem injeção de células-tronco e peptídeos no cérebro, bem como o uso de lasers e técnicas de estimulação nervosa, que já são utilizadas para trazer de volta pacientes em coma. “Através do nosso estudo, vamos ter ideias sobre o estado de morte do cérebro humano, o qual terá conexões importantes para o futuro desenvolvimento terapêutico de outros distúrbios graves da consciência – estado vegetativo e minimamente consciente – bem como uma gama de condições degenerativas”, disse Dr. Sergei Paylian, fundador e presidente da Bioquark.

1 – Vida eterna?

Indo além do item anterior, e se as pessoas de fato nunca tivessem que morrer? Essa foi justamente a ideia apresentada por Zoltan Istvan, que representou o Partido Transumanista nas últimas eleições dos EUA. Basicamente, ele acredita que um dia os humanos se fundirão com as máquinas e vencerão a morte.

maneiras-futuristas-de-salvar-a-humanidade_14

Os estágios iniciais dessa ideia envolvem implantes cerebrais, exoesqueletos e até mesmo marca-passos. “Em 25 ou 35 anos, provavelmente, seremos capazes de fazer um download de nossa consciência em uma máquina. Essa é uma maneira de os transumanistas encontrarem a imortalidade. A coisa que queremos preservar é a nossa mente, nossas memórias, nosso senso de identidade. E, eventualmente, vamos colocar isso em algum tipo de máquina que é muito mais eficiente, muito mais forte, e poderá explorar o Universo”.

[ The Richest ] [ Fotos: Reprodução / The Richest ]

Jornal Ciência