TOP 15 coisas mais chocantes encontradas no fundo do oceano

de Gustavo Teixera 0

15 – “Dedo” de gelo da morte

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_02

Conhecido como brinicle, o “dedo da morte” é uma espécie de coluna de gelo formada por salmoura nos oceanos gelados da Antártica e do Ártico. O brinicle é mais frio e congelante do que a água que o cerca, e pode ser mortal para algumas espécies da vida marinha.

14 – Titanic

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_03

O Titanic talvez seja o navio mais famoso do mundo. Ele ficou conhecido pelo naufrágio que aconteceu em 14 de abril de 1912. Considerado na época o “maior navio do mundo”, seus destroços foram achados em 1985 e foi descoberto que ele afundou em duas partes após chocar com um iceberg.

13 – Tubarão-cobra

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_04

Considerado um fóssil vivo, ou seja, um animal que se assemelha a outras espécies conhecidas apenas a partir de fósseis, esta bizarra criatura vive até 5 mil pés (cerca de 1,5 km) abaixo da superfície dos oceanos Atlântico e Pacífico. Com um corpo semelhante ao de uma enguia, o tubarão-cobra tem cerca de dois metros de comprimento e se alimenta como uma cobra. Seus parentes próximos já estão todos extintos, e só ele permanece vivo até os dias de hoje.

12 – Anomalia do Mar Báltico

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_05

A Anomalia do Mar Báltico, ou também “Millenium Falcon” é uma formação rochosa circular que repousa sobre algum tipo de pilar. Essa estrutura misteriosa foi encontrada em 2011 por uma equipe de mergulhadores suecos conhecida como Ocean X.

11 – Círculos de colheita submersos

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_06

Parece um tipo de mensagem alienígena mais não é. Os círculos de colheita submersos são feitos pelo baiacu para impressionar as fêmeas de sua espécie e atrai-las para que coloquem seus ovos. Na espécie, os machos fertilizam os ovos e cuidam deles até o nascimento de filhotes.

10 – Peixe-víbora

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_07

Considerado um dos “peixes mais feios” do oceano, possui cerca de oito centímetros de comprimento e usa fotóforos bioluminescentes para atrair suas presas, que são crustáceos e peixes menores.

9 – Cratera de Chicxulub

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_08

Um asteroide ou cometa que atingiu a Terra há cerca de 66 milhões de anos foi a causa do surgimento da cratera de Chicxulub. Quando o Planeta foi atingido, 75% da vida animal e vegetal foi extinta.

8 – Pirâmides submarinas

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_09

Localizadas nas proximidades da Ilha dos Açores, um arquipélago que pertence a Portugal, foram encontradas por Diocleciano Silva quando o GPS de seu barco detectou algo com uma base quadrada perfeita, com 60 metros de altura e orientado pelos quatro pontos cardeais. As pirâmides levantaram a hipótese de Açores já ter sido habitada muito tempo antes dos Portugueses, e até mesmo sugeriram que fazia parte da cidade perdida de Atlântida.

7 – Lula-vampira

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_10

Vivendo a cerca de 10 mil pés – cerca de 3 quilômetros – nas profundezas do oceano, a Vampyroteuthis infernalis se adapta a níveis extremamente baixos de oxigênio. A estranha criatura tem os maiores olhos entre as criaturas marítimas.

6 – Estrada de Bimini

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_11

Com aproximadamente 1 quilômetro de comprimento, a Estrada de Bimini é uma série retangular de rochas calcárias. Em 1978, foi descoberto que essas rochas tinham cerca de 3.500 anos. Muitos acreditam que tenha sido construída por humanos, mas a teoria mais plausível é que seja uma formação rochosa que se formou naturalmente.

5 – Rio submarino

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_12

Como pode haver um rio no oceano? Como a água do rio é mais densa, ela simplesmente afunda e forma um rio. O rio submarino localizado no Mar Negro, tem aproximadamente 60 quilômetros de comprimento, e 115 metros de profundidade.

4 – Cidade submersa de Krishna

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_13

A cidade submersa mais antiga do mundo é a de Krishna, que está afundado no golfo de Cambaia, nas proximidades da cidade de Dwarka, e especula-se que ela tenha 9.000 anos de idade.

3 – Celacanto

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_14

O celacanto também é um fóssil vivo, ou seja, todo os parentes próximos estão extintos. Ele está mais relacionado com peixes com pulmão, répteis e até mamíferos. Infelizmente essa espécie de 400 milhões de anos corre risco de ser extinta.

2 – Lula-colossal

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_15

Com 12,8 metros de comprimento e pesando 748 quilos, a lula-colossal é o maior invertebrado do Planeta. Com o maior globo ocular da Terra, a estranha criatura vive nas profundezas do Oceano Antártico.

1 – Castelo de Loki

coisas-chocantes-do-fundo-do-oceano_16

O Castelo de Loki é um campo de cinco aberturas hidrotermais ativas no fundo do Oceano Atlântico, entra a Noruega e Groenlândia. São aberturas no fundo do oceano por onde a água aquecida – pelo interior da Terra – joga jatos para fora do oceano. Elas podem emitir águas a uma temperatura de 300 graus Celsius.

[ Qatar Day ] [ Fotos: Reprodução / Qatar Day ]

Jornal Ciência