Tá liberado? Doces produzidos com bactérias “do bem” podem combater a cárie

de Redação Jornal Ciência 0

Doces que diminuem os níveis de bactérias nocivas na boca podem ser a nova arma contra a cárie dentária.

 

Eles são projetados para parar os mecanismos que causam a deterioração na superfície dos dentes, onde se desenvolve verdadeiras erosões que resultam na cárie.

Raspberry tasty candy sweets in green cup cake paper; Shutterstock ID 55821241; PO: Dailymail; Other: good health

Os doces sem açúcar funcionariam usando um tipo de bactérias probióticas “amigáveis” (Lactobacillus paracasei) para se ligar ao tipo prejudicial (Streptococcus mutans). Quando o doce derrete na boca, as bactérias amigáveis ​​são liberadas na saliva. Elas começam a bloquear o tipo de bactéria corrosiva, reduzindo a capacidade dessas bactérias de perfurarem o dente. As bactérias “amigáveis” podem ser encontradas em bebidas chamadas de iogurtes probióticos. Os Lactobacillus são um grupo de procariontes que ajudam a digerir os alimentos, absorver nutrientes e evitar doenças como a diarreia.

 

A técnica foi desenvolvida pela empresa alemã Organobalance, afirmando que a descoberta poderia ser uma revolução, evitando que as crianças tenham grandes incidências de cáries. O governo britânico gasta, por ano, mais de R$ 157 milhões para tratar crianças e adolescentes com até 15 anos. A média é de 2,5 dentes restaurados ou removidos devido à cárie avançada, por pessoa.

 

Streptococcus mutans, a bactéria mais prejudicial na boca, se alimenta de açúcar da nossa alimentação, fermenta e forma um ácido que perfura nossos dentes. No momento, a única forma eficaz de reduzir o número de bactérias é a escova e fio dental, usados regularmente, para reduzir a placa (placa porque é onde as bactérias nocivas se reúnem).

 

Os doces foram desenvolvidos após testes de laboratório em ratos mostrando que os níveis de micróbios na boca foram reduzidos significativamente.Mais de 60 adultos participaram do estudo que foi publicado na revista Probiotics and Antimicrobial Proteins

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência