Superlua ocorrerá dia 14 de novembro e será visível do Hemisfério Norte!

de Julia Moretto 0

A Superlua – que poderá ser vista do Hemisfério Norte, na próxima segunda-feira (14) – é o evento em que a Lua estará mais próxima da Terra, e não ocorre desde 1948. O que torna o fenômeno mais especial é que ele só irá se repetir em 2034. 

Eu disse às pessoas para sair de casa domingo à noite ou segunda-feira para ver a Superlua. A diferença de distância vai ser muito pequena, por isso, se estiver nublado no domingo, é melhor sair na segunda-feira“, disse Noah Petro, do projeto do Orbiter Lunar Reconnaissance da NASA. “A Lua vai aparecer ao mesmo tempo em que o Sol se põe, por isso eu sugiro que você já fique atento ao anoitecer ou logo que começar a escurecer”, completou. A órbita da Lua em torno da Terra é ligeiramente elíptica, por isso esse fenômeno tem distância variável.  

Isso ocorre quando a Lua está cheia e faz uma passagem mais próxima à Terra. No Perigeu – o ponto em que a Lua está mais próxima do nosso Planeta – a ela chegar a 14 por cento mais perto da Terra do que no Apogeu – momento quando a Lua está mais distante. Além disso, quando cheia, apresenta diâmetro maior, por isso brilha cerca de 30 por cento a mais. 

Mas se você não conseguir presenciar esse momento, fique tranquilo! Você terá outra chance no dia 14 de dezembro. Porém, o episódio vai acontecer nas primeiras horas da manhã, antes do amanhecer na América do Norte.

Segundo o AccuWeather, a melhor época para ver o fenômeno é quando a Lua está abaixo do horizonte, já que assim uma vemos uma ilusão de que ela é muito maior. Mas segundo os especialistas, no próximo episódio (do dia 13 ao dia 14 de novembro), a Lua vai estar realmente cheia e brilhante.

Segundo a NASA, a Superlua que ocorrerá em 14 de dezembro será diferente: ele vai acabar com a vista das Geminidas, a chuva de meteoros. “O luar brilhante irá reduzir a visibilidade dos meteoros em 5-10 vezes“, segundo o relato. 

Lua de Sangue

Por outro lado, a “Lua de Caçador”, também conhecida como “Lua de Sangue”, aparece mais cedo do que o habitual. Segundo o Universe Today, normalmente, a Lua aparece 50 mais tarde noite após noite. Por outro lado, a Lua de Sangue surge no céu cerca de 30 minutos mais tarde apenas, significando que há menos tempo de escuridão.

A cor vermelha é causada pela proximidade da Lua com o horizonte. “A cor de laranja de uma Lua perto do horizonte é um efeito físico verdadeiro. Ela decorre do fato de que quando você olha para o horizonte, você está olhando por uma maior espessura de atmosfera do que quando você olha para cima”, explica um artigo publicado no EarthSky.

 A luz azul é dispersada pela atmosfera, o que geralmente faz com que a Lua apareça branca no céu. Mas quando olhamos através de mais atmosfera para ver a Lua – quando ela está perto do horizonte – forma-se um tom avermelhado. Mas há uma boa notícia para quem vive no Hemisfério Sul: uma Superlua de sangue deve aparecer por aqui entre março e setembro!

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / NASA ]

Jornal Ciência