É HOJE! Preparem-se para a Lua Cheia de Neve, maior superlua de 2019

de Merelyn Cerqueira 0

Um dos eventos astronômicos mais espetaculares da Terra ocorrerá hoje, (19).

 

Nomeado como Lua Cheia de Neve, ele apresentará uma lua 14% maior do que o normal e 30% mais brilhante, segundo informações do jornal britânico Metro.

Lua Cheia de Neve registrada em um aeroporto durante a decolagem em 2017. Foto: Reprodução / NASA/ Bill Ingalls

A melhor parte de tudo isso é que ela poderá ser observada a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais ou binóculo.

 

O fenômeno que tomará o céu na noite de hoje, não é tão raro, embora seja igualmente impressionante a outros envolvendo o nosso satélite natural. Ele ocorrerá durante o Perigeu, período em que a Lua fica mais próxima da Terra, a cerca de 356.761 quilômetros de distância, em fase cheia.

Foto registrada nos Alpes Suíços da linda Lua Cheia de Neve. Foto: Reprodução / Almanac

Embora o Perigeu tenha início às 7h09 da manhã (horário de Brasília), a Lua só estará completamente cheia a partir das 13h54, e poderá ser melhor observada a partir das 19h00, quando o sol está se pondo. 

 

Se você perder esta superlua, há previsões de outras ao longo do ano, a mais próxima será no dia 21 de março. No entanto, nenhuma delas coincidirá com o período de lua cheia, podendo ter sua visibilidade restrita aqui da Terra – talvez necessitando de equipamentos para melhor visualização.

Foto: Reprodução / Ryukyulife

[ Fontes: Metro / Mirror ]

[ Fotos: Reprodução / 

Jornal Ciência