Software de reconhecimento facial pode encontrar uma estátua de 2.000 anos igual a você!

de Merelyn Cerqueira 0

Uma exposição do Museu da Civilização de Quebec, no Canadá, está convidando pessoas a enviarem suas fotos para que sejam combinadas com uma das 60 esculturas de até 2.000 anos de idade dispostas no local.

Logo, quem conseguir uma combinação perfeita poderá ter seu rosto exposto no museu. A comparação é feita por meio de um software de reconhecimento facial chamado Betaface API, que analisa a imagem de um rosto por meio de varreduras feitas em 123 pontos de comparação facial, como a ponta do nariz e a forma da boca.

Essas características são usadas para combinar o rosto de uma pessoa ao de uma das esculturas milenares do museu, associadas à Grécia Antiga, Roma ou Egito.

reconhecimento-facial_02

O museu canadense lançou o programa para divulgar o início de uma exposição chamada “Meu Sósia de 2.000 anos” (“Mon sosie a 2000 ans”). “Todos podem participar”, disse o fotógrafo responsável pela exposição, François Brunelle.

“E fazendo esta viagem através do tempo, talvez você encontre alguém que se pareça com você, quem sabe uma rainha, uma deusa, um imperador ou um soldado”.

Para isso, basta visitar o site do Museu e fazer o upload de uma foto de rosto. O programa fará o reconhecimento e encontrará a estátua mais parecida com você. Se ela conseguir uma combinação de até 95% com algumas das esculturas, sua foto poderá ser exposta junto a outras em “Meu Duplo de 2.000 anos”.

Até o momento, mais de 25 mil pessoas já enviaram suas fotos, mas apenas cinco delas tiveram combinações perfeitas (de 95%).

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência