Síndrome de Arnold-Chiari: cantora descobre doença onde o cérebro está invadindo sua coluna vertebral!

de Merelyn Cerqueira 0

Zosha Faith, uma cantora e compositora britânica de Bournemouth, desmaiou e caiu do palco durante um festival local que participava em Dorset, Inglaterra.

Após procurar ajuda médica, ela descobriu que os desmaios persistentes que sofria estavam relacionados ao tamanho de seu cérebro, que já estava grande demais para o crânio.

A condição, conhecida como malformação de Chiari, fez com que precisasse largar o emprego em uma escola e até mudasse o estilo de sua música, que deixou de ser pop/rock para canções mais suaves.

Ela agora precisará passar por uma cirurgia potencialmente fatal para remover uma das partes do crânio, na tentativa de aliviar a pressão no cérebro inchado, segundo informações do Daily Mail.

Durante anos, a cantora sofreu com dores de cabeça e desmaios inexplicáveis, mas os médicos não conseguiram descobrir o que havia de errado com ela.

No ano passado, um exame de ressonância magnética tornou possível seu diagnóstico, revelando uma doença que afeta cerca de uma em cada 1.000 pessoas.

A condição de Faith é tão grave que seu cérebro está sendo empurrado da base do crânio para a coluna, causando-lhe problemas de dor, memória e mobilidade.

O tamanho de seu órgão não permite que haja espaço para água ou líquido espinhal, o que faz com que sinta dores de cabeça e tenha problemas de locomoção.

Este ano, sua situação ficou ainda mais grave, de modo que, muitas das vezes, ela precisa de muletas ou cadeira de rodas para se locomover.

Em abril de 2015, Faith esperava ansiosa com o noivo, Jack Andrew, 21 anos, para se apresentar no festival ReCreate, em Alderholt, quando começou a se sentir mal. Ela estava ao lado do palco quando começou a tossir. Então, sentiu uma enorme pressão na cabeça e desmaiou.

Depois deste incidente, ela começou a ter episódios mais frequentes de desmaios. Foi então que decidiu procurar um médico. Após uma série de exames e consultas, em agosto de 2017 recebeu um diagnóstico. Embora tenha ficado aliviada com a informação, ficou triste em saber que não há cura para sua condição.

Não se sabe exatamente o que causa a malformação de Chiari, mas é possível que seja herdada geneticamente. Acredita-se que a doença afete a pessoa desde o nascimento. Muitas vezes, é diagnosticada apenas na idade adulta, quando os sintomas aparecem.

Estes incluem dores de cabeça ou enxaquecas, tontura ou problemas de equilíbrio, depressão, crises de vômito, fraqueza muscular e problemas de visão. A forma mais comum de tratamento é a cirurgia de descompressão, na qual uma ou mais partes do crânio são removidas para aliviar a pressão sobre o cérebro.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência