Síndrome do Coração Partido: mulher morre após sofrimento luto

de Merelyn Cerqueira 0

Ashley Tomlin, 32 anos, de South Shields, na Inglaterra, morreu na última segunda-feira (4), quase um mês depois que seu filho Jak Fada, de 10 anos, e avô, James Tomlin, morrerem no dia 6 e 5 de novembro, respectivamente.

A morte de Jak ocorreu apenas 22 horas depois que a do avô. Suspeita-se que os três tenham sucumbido em razão de uma única condição cardíaca.

Agora, os parentes sobreviventes estão preocupados de que estejam em risco. O pai de Ashley, Keith Tomlin, por outro lado, acredita que ela tenha morrido “de coração partido”, segundo informações do Daily Mail.

mulher-morre-de-sindrome-do-coracao-partido

“É o mesmo que o que aconteceu com Jak. A principal artéria se rompeu”, disse Keith. “O médico legista disse que é como a síndrome do coração partido. Ela ficou devastada desde que eles morreram”.

Jak foi submetido a uma cirurgia quando tinha apenas três meses de idade, logo após ter sido diagnosticado com um buraco em seu coração. Ele continuou a fazer exames, no Hospital Freeman, em Newcastle, até completar cinco anos. Fã de futebol e basebol, ele sonhava em jogar como goleiro, e era conhecido como “capitão” entre os colegas.

Após a morte de Jak e do avô, que morreu nas mesmas condições, Ashley voltou a morar com a mãe, Jill. No dia em que passou mal, sua mãe teria a ouvido entrar no banheiro nas primeiras horas do dia. Estranhando a demora, foi verificar o que tinha acontecido, e acabou se deparando com a filha convulsionando no chão.

mulher-morre-de-sindrome-do-coracao-partido_1

Jill imediatamente chamou uma ambulância. No entanto, já não havia nada que os paramédicos pudessem fazer, porque Ashley já estava morta. “Eles acham que foi um ataque cardíaco, mas em meu primeiro encontro com o médico legista, ele me disse que sua vontade era colocar no óbito a síndrome do coração partido, porque isso foi o que basicamente aconteceu”, disse Keith.

“Ela tinha começado a fazer planos para seguir em frente após a trágica perda de Jak e ela estava melhor desde que ele faleceu, acrescentou. Ashley, Keith, que estava no Azerbaijão quando recebeu a notícia da morte da filha, e sua ex-esposa Jill, planejavam fazer uma viagem em família para Dubai durante o Natal.  

“Ashley era nossa única filha. Perdi quase toda a minha família em questão de quatro semanas. Jill perdeu o foco principal de sua vida. Eles eram a vida dela”, disse ele. “Meu foco agora é ajudar minha ex-mulher a superar isso. Não sei como vou passar por isso, mas tenho que passar”.

Agora, os parentes sobreviventes da família, serão testados para verem se estão em risco de sofrer a mesma condição.

O que é a Síndrome do Coração Partido?

A doença, chamada oficialmente de Cardiomiopatia de Takotsubo (em homenagem ao pesquisador japonês que a descobriu nos inícios dos anos 1990), refere-se a um problema do ventrículo esquerdo devido ao intenso sofrimento, especialmente após perda de um casamento ou morte de ente querido.

O problema é mais comum em mulheres com idade superior a 50 anos.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência