Todo mundo tem pomo de Adão. No entanto, geralmente, eles são mais visíveis em homens. Trata-se de uma protuberância localizada no pescoço que se move conforme algo é engolido.

Cientificamente falando, o ele é resultado da convergência entre a maior parte da cartilagem da tireoide e a laringe. De fato, a cartilagem possui uma forma semelhante à de um escudo, enquanto a protuberância é o ponto mais à frente.

Por que é mais visível nos homens?

Isso ocorre, em partes, em razão da estrutura óssea do pescoço masculino, que é maior e mais proeminente para acomodar cordas vocais mais longas e espessas, que lhes dão vozes mais graves. A laringe, por sua vez, cresce acompanhando esse formato, o que acaba “empurrando” a cartilagem para frente, deixando-a mais avantajada.

Por que “pomo de Adão”?

Seu nome, de acordo com o site How it Works, é uma referência a um pedaço do fruto proibido do Jardim do Éden que teria ficado preso nas gargantas dos descendentes de Adão e Eva. Essa referência bíblica, geralmente passada entre gerações, é muito conhecida ainda hoje, estando conectada à anatomia do corpo humano.

[ How it works ] [ Foto: Reprodução / New Healthy Advisor

Jornal Ciência