Por que algumas pessoas são intolerantes à lactose?

de Gustavo Teixera 0

O intestino delgado dos seres humanos possui milhares de células que liberam a enzima “lactase”. Essa enzima é responsável pela digestão da lactose, um tipo de açúcar encontrado em alimentos derivados do leite, como queijos, manteiga e iogurte.

 

Quando a lactose é mal absorvida, a flora intestinal acaba fermentando-a, resultando na produção gases e ácidos orgânicos, o que pode causa diarreia osmótica, quando se perde muito líquido do corpo. 

  Lactose

Algumas pessoas nascem sem a capacidade produzir lactase, portanto não conseguem digerir a lactose. Quando essas pessoas comem algo derivado do leite, sofrem de diversos desconfortos intestinais.

 

Elas passam a ter ruídos abdominais, inchaço, flatulência em excesso e, nos casos de maior ingestão de lactose, sofrem de diarreia e cólicas. Nesses casos, produzem muitos gases orgânicos que podem provocar ardência e assaduras.

 

A intolerância à lactose pode surgir em qualquer fase da vida, sendo crônica ou temporária e é mais comum diante de uma intoxicação alimentar que causou danos à mucosa intestinal. De qualquer forma, aconselha-se procurar um médico para maiores informações e realizar um diagnóstico completo.

[ Fonte: Diário de Biologia ]

[ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência