Pescadores sortudos encontram pedaço de vômito de baleia que vale 3 milhões de dólares

de Gustavo Teixera 0

Três pescadores de Omã conseguiram realizar uma pesca maravilhosamente pesada: um pedaço gigante de âmbar cinza.

 Essa substância que é secretada nos estômagos das baleias, pesando 80 quilos, avaliado em quase 3 milhões de dólares. Por que um preço tão alto? Bem, o âmbar cinza é reamente um ingrediente muito procurado para fazer perfume, pois ele prolonga sua fragrância e acentua os aromas, e como você pode imaginar, requer um pouco de sorte para encontrar.

Embora seja muitas vezes chamado de vômito de baleia, há um debate sobre como a substância cerosa deva ser classificada. Os cientistas acreditam que se trata de uma secreção biliar, destinada a envolver matérias indigestíveis que podem ficar alojadas no trato intestinal das baleias. Depois que o suficiente de âmbar cinza é produzido, a baleia vomita ou defeca os materiais. De qualquer forma, o âmbar cinza ainda é bastante nojento. Uma vez que a baleia expele o material, ele flutua na superfície do oceano, por isso é chamado de “ouro flutuante“. E aconteceu isso exatamente como os pescadores que conseguiram encontrar esse pedaço ridiculamente caro.

De acordo com Hasan Shaban Al Lawati de Omã, o tesouro foi encontrado por um grupo de três amigos na costa de Qurayat, região nordeste do país. Um dos homens, Khalid Al Sinani, passou a vida inteira pescando na área, esperando encontrar um dia o “bilhete premiado” no oceano. “Usamos uma corda para recolher e carregar o material para dentro do barco“, disse Al Sinani ao jornal Times of Oman.

Disseram que o âmbar cinzento tem um cheiro nojento, mas depois de alguns dias o cheiro fica agradável. Nós corremos de volta para a praia com alegria e felicidade“, completou Sinani. Al Sinani é realmente muito afortunado ter achado o pedaço de vômito na superfície. Na maioria das vezes, o âmbar cinza é encontrado na praia depois que é levado pela maré.

Até agora, um comerciante saudita já fez uma oferta para comprar o âmbar cinza por 13.500 riais Omani, cerca de 116 mil reais por quilo, colocando o valor total para pouco mais de 1 milhão de rials, cerca de 2,8 milhões de dólares, ou aproximadamente 8,6 milhões de reais. De qualquer forma, Al Sinani provavelmente irá esperar por um leilão para vender o tesouro a um preço melhor. Al Sinani e seus amigos não foram as únicas pessoas a encontrar recentemente um pedaço de valioso de âmbar cinza, embora o deles seja definitivamente um dos maiores. Em abril, um casal do Reino Unido conseguiu encontrar um pedaço de âmbar cinza de 1,57 quilo avaliado em cerca de 70 mil dólares.

Era um trecho da praia onde ninguém realmente anda. O âmbar cinza cheira muito mal, é um cheiro muito distinto, como uma mistura de lulas e estrume de fazenda“, disse Gary Williams, que encontrou o âmbar cinza ao jornal The Mirror.

Assim, na próxima vez que você estiver na praia, pode ficar procurando um pedaço da cera que parece um fóssil, porque poderia muito bem ser seu “bilhete premiado”.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência