Casal encontra vômito de baleia na praia custando cerca de R$ 250.000

de Otto Valverde 0

Gary e Angela Williams estão comemorando após encontraram um belo pedaço de vômito de baleia ao caminhar em uma praia de Lancashire, na Inglaterra.

Eles contaram que sentiram um cheiro de peixe podre e resolveram perseguir o odor para ver o que poderia ser. A “pedra” de aparência bizarra, pesando 1,57 Kg, é um pedaço de âmbar – ou seja, literalmente vômito de baleia. O casal havia lido na Internet pouco tempo antes sobre o que de fato é este ingrediente e seu altíssimo valor no mercado de produtos de beleza, e resolveu levar a peça para casa.

ambar-vomito-de-baleia_01

Casos como este não são tão raros. Em 2013, uma “pedra” de vômito de baleia também foi encontrada na Inglaterra, sendo vendida pelo valor equivalente a R$ 600.000!

Você deve estar se perguntando: afinal por que um simples vômito de baleia pode custar tanto? A resposta é muito simples: âmbar nada mais é do que vômito de baleias cachalote. Acredita-se que ela seja regurgitada para proteger o animal de possíveis objetos perfurantes ou muito duros, levando anos para se formar no corpo do mamífero. Então, a “gosma” acaba flutuando na superfície e endurece. Porém, isso não ocorre da noite para o dia. Um pedaço como este pode flutuar por anos até chegar à praia.

ambar-vomito-de-baleia_02

O vômito de baleia é usado pelas indústrias de cosméticos e perfumes. Geralmente, é usado como um dos melhores fixadores disponíveis no mercado, entrando na composição dos perfumes franceses mais caros.

[ Mirror ] [ Foto: Reprodução / Mirror ]

Jornal Ciência