Perus fazem “dança da morte” em torno de um cadáver de gato

de Julia Moretto 0

Esta filmagem de Massachusetts durante o fim de semana provou que os perus também executam rituais mortuários. O vídeo feito por Jonathan Davis mostra mais de uma dúzia de perus selvagens em torno de um gato morto em um círculo. “Esta é a coisa mais louca que eu já vi”, diz Davis enquanto filma o comportamento. No vídeo é possível ver que, em comparação com perus machos, as fêmeas não possuem características de defesa naturais contra predadores como gatos – além, claro, de fugir ou se agrupar.

 

Os perus machos têm esporões longos e afiados na parte de trás de cada perna para empurrar um predador. O maior macho conhecido pesava 16,85 kg – o equivalente a um border collie pequeno. Já as galinhas, não possuem nenhuma dessas características.

 

Pesquisadores suspeitam que esse comportamento seja a maneira de se certificar de que o gato está realmente morto sem ter que chegar muito perto, o que os protege individualmente, enquanto sinaliza para outras presas na área.

 

Segundo os pesquisadores, o agrupamento é uma estratégia deliberada contra os predadores. “Não é incomum para eles entrar em danças onde perseguem uns aos outros ao redor“, disse Scott Gardner, perito do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência