O que é a “chuva de sangue” que atinge o Reino Unido e por que acontece?

de OTTO HESENDORFF 0

Moradores do Reino Unido estão sendo alertados para protegerem seus carros da chamada “chuva de sangue”, um fenômeno meteorológico que promete tingir os veículos com um pó avermelhado difícil de remover.

Prevista para chegar nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a poeira do deserto do Saara, carregada pelos ventos, vai colorir temporariamente carros e potencialmente afetar a qualidade do ar à medida que o clima úmido avança sobre o país.

A “chuva de sangue”, apesar de seu nome inusitado, é um fenômeno natural. A coloração é resultado da interação entre a poeira do deserto do Saara e nuvens carregadas de tempestade.

Quando a chuva atravessa uma camada de poeira sob as nuvens, ela adquire uma cor avermelhada devido ao óxido de ferro presente nas partículas de poeira.

Essa poeira, levantada por ventos fortes, pode viajar milhares de quilômetros, alcançando até mesmo a Europa.

O fenômeno não é exclusivo do Reino Unido. Ele já foi observado em várias partes da Europa, inclusive tão ao norte quanto a Finlândia, e já foi registrado em outros continentes.

Historicamente, a chuva de sangue já foi associada a presságios e superstições, mas hoje é entendida como um fenômeno natural causado por condições meteorológicas específicas e pela geografia.

No contexto atual, a chuva de sangue é mais uma curiosidade do que uma ameaça, embora possa ser inconveniente para os proprietários de veículos. A recomendação é cobrir os carros estacionados para reduzir o impacto da poeira.

Além disso, o fenômeno pode trazer temperaturas mais quentes e pôr do sol colorido, graças à alta pressão e aos ventos do sul que carregam o tempo quente para o continente europeu.

Este evento ocorre após o Reino Unido ter registrado o dia mais quente de janeiro, com temperaturas atingindo 19,6°C na vila de Kinlochewe, nas Terras Altas da Escócia, superando o recorde anterior de 2003. Os ventos fortes do Sul estão contribuindo para tornar as condições mais quentes no país​​​​​​.

Fonte(s): LAD Imagem de Capa: Reprodução / Redes Sociais 

Jornal Ciência