Morre paciente de 91 anos com câncer terminal que recusou quimioterapia para viajar com a família

de Merelyn Cerqueira 0

Norma Bauerschmidt, de Michigan, EUA, morreu recentemente aos 91 anos de idade. Paciente com câncer terminal, ela se recusou a realizar sessões de quimioterapia para se dedicar a viagens com a família.

Em publicações no Facebook ela emocionou e inspirou uma série de usuários a partir de seus registros fotográficos. De acordo com informações do jornal inglês Daily Mail, Norma morreu em sua cama, dentro de sua casa sobre rodas (motorhome), após ter viajado por 34 estados norte-americanos com o filho Tim e sua nora, Rami Liddle.

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar

A jornada de Bauerschmidt começou em julho do ano passado, quando foi diagnosticada com um câncer no útero, dois dias depois da morte de seu marido, Leo. No entanto, ao invés de ser levada a um lar de idosos, foi lhe oferecida a opção de se juntar a seu filho e nora em sua motorhome, um veículo recreativo adaptado para ser uma casa sobre rodas. “Ela pensou sobre isso por cerca de um minuto e meio e disse sim”, contou Liddle em uma entrevista à BBC. “Ela estava pronta para uma aventura. A primeira coisa que fizemos foi lhe comprar uma cadeira de rodas, que era seu ingresso para a liberdade”.

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_03

As viagens foram documentadas em fotografias e publicadas em uma página no Facebook chamada “Driving Miss Norma” (“Conduzindo Miss Norma”, em tradução livre), em alusão ao filme de comédia, “Conduzindo Miss Daisy”, de 1989, estrelado por Jessica Tandy. A página em questão conseguiu mais de 473 mil curtidas.

Bauerschmidt e a família atravessaram o país, do Parque Nacional de Yellowstone até a costa de Massachusetts. No trajeto, Miss Norma experimentou lagosta, voou em um balão de ar quente e ainda participou de um desfile durante o feriado de St. Patrick.

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_02

As fotos publicadas eram acompanhadas de legendas motivacionais que atraíam cada vez mais seguidores. “Uma vez que todas as conversas são difíceis, tudo o que nos resta é desfrutar a companhia do outro. Estamos muito gratos”, por exemplo. 

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_04

A celebração de sua vida foi aberta ao público e realizada na última sexta-feira (30) no Friday Harbor’s Overlook Park, em Washington. Para se despedir da mãe, Tim, e sua esposa, postaram uma citação de Rumi, poeta do século 13: “A vida é um equilíbrio entre segurar e deixar ir” – e acrescentou: “Hoje estamos te deixando ir”.

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_05

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_07

paciente-com-cancer-terminal-recusa-quimioterapia-para-viajar_06

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência