Microsoft planeja solucionar o problema do câncer em até 10 anos

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida maiormente por seus computadores e smartphones, a Microsoft agora planeja revolucionar o campo da Medicina ao definir o seu foco para uma das questões mais importantes da humanidade: a cura do câncer.

No momento, um de seus laboratórios de pesquisa está estudando uma forma de combater a doença, mas como se ela fosse um bug de computador. A ideia é que ao ser capaz de reproduzir as células digitalmente eles possam “reprogramar” as cancerosas em até uma década. No momento, os pesquisadores já desenvolveram um software que imita o comportamento saudável de uma célula. O próximo passo agora é produzir um código para que ela possa ser comparada com uma célula doente verdadeira, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

microsoft_01

Os campos da biologia e computação podem ser tão diferentes como água e vinho, mas os complexos processos que ocorrem em células têm alguma semelhança com o que ocorrem em um computador desktop padrão”, disse Chris Bishop, chefe do laboratório Microsoft Research.

Com sede na cidade universitária de Cambridge, na Inglaterra, o laboratório abriga 150 cientistas e desenvolvedores de softwares que trabalham em uma ampla variedade de projetos como parte de uma única unidade de “computação biológica”. Isso inclui alguns dos melhores biólogos, programadores e engenheiros do mundo, que trabalham juntos combatendo o câncer como se fosse um vírus de computador.

A empresa disse que seu objetivo final é fazer células em “computadores vivos”, podendo ser reprogramadas para o tratamento de doenças como o câncer. “Eu acredito que isso será tecnicamente possível dentro de cinco a 10 anos, para que possamos colocar um sistema molecular inteligente capaz de detectar doenças”, disse Andrew Phillips, chefe do grupo de pesquisadores.

Há quem diga que a proposta é uma mudança dramática do foco da empresa. No entanto, Bishop discorda. “Eu acho que uma coisa muito natural para Microsoft se focar, porque temos uma enorme experiência em Ciência da Computação e o que está acontecendo com o câncer é um problema computacional”, disse.

A filosofia da Microsoft para o resolver o “problema” do câncer se concentra em duas abordagens básicas, de acordo com Jeannette Wing, vice-presidente corporativa da empresa. A primeira está enraizada na ideia de que o câncer e outros processos biológicos sejam sistemas de processamento de informação. A outra é baseada na ideia de que os pesquisadores possam aplicar técnicas, como o aprendizado de máquina (machine learning – que visa programar computadores para aprenderem um determinado padrão ou comportamento), com uma infinidade de dados biológicos recentemente disponíveis.

A colaboração entre biólogos e cientistas da computação é realmente a chave para realizarmos este trabalho”, disse Wing. A curto prazo, os modelos de computador produzidos pela equipe poderão ajudar as empresas farmacêuticas no desenvolvimento de medicamentos. Já a longo prazo, é possível que um sistema molecular inteligente seja capaz de detectar a doença.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia / Flickr ]

Jornal Ciência