Metanfetamina: entenda a droga que “deforma” rostos de viciados

de Gustavo Teixera 0

A metanfetamina é uma das drogas mais perigosas e viciantes do mundo.

 

Considerada ilegal atualmente, já foi usada como descongestionante nasal e no tratamento de narcolepsia na década de 1930. O professor Elisaldo Carlini, de Psicofarmacologia do departamento Medicina Preventiva da Unifesp pontua que os efeitos da metanfetamina são parecidos com os da cocaína.

 

Tanto a cocaína quanto a metanfetamina estimulam o sistema nervoso central, deixando o usuário irritado, com insônia e falta de apetite. O crack, por ser fumado, promove efeito mais intenso e leva à dependência com mais frequência. A maconha, por sua vez, tem efeito contrário, deixando o usuário calmo e relaxado”, disse Carlini.

metaanfetamina_4
Antes e Depois das Drogas (Meth) via Rehabs.com

A droga também faz com que os níveis de dopamina, noradrenalina e a serotonina aumentem potencialmente. “A droga causa euforia, deixando a pessoa em estado de alerta; aumenta a sensação da autoestima e da sexualidade, além de diminuir o cansaço”, disse a psiquiatra Dr.ª Renata Bataglin, coordenadora da equipe de Psiquiatria do Hospital São Luiz.

 

A maioria dos usuários de metanfetamina é de jovens estudantes, que muitas vezes usam a droga para aproveitar a euforia causada pela substância. “O medicamento pode ser usado por via oral, aspirado, fumado ou injetado. Por ser muito potente, ele tem alto poder de dependência, pois age no circuito de recompensa do cérebro, fazendo a pessoa buscar mais por aquela substância”, relatou a Dr.ª Bataglin.

 

A droga pode levar a problemas cardíacos, AVC e até mesmo parada cardiorrespiratória. Além dos problemas físicos, ela também pode causar transtornos psiquiátricos, fazendo com que o usuário tenha comportamento agressivo e mania de perseguição.

 

Em alguns casos, o uso de metanfetamina pode causar deformações no rosto, pois a droga prejudica o organismo, resseca a pele, faz perder muito peso e provoca queda de cabelo. Independentemente do nível de dependência do usuário existem métodos que podem reverter esse quadro: “Com medicamentos e psicoterapia, junto com o apoio da família, o usuário pode deixar de lado a droga”, finalizou Dr.ª Bataglin

[ R7 / Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / R7 ]

Jornal Ciência