Médica ensina receita caseira com iogurte para combater candidíase

de Merelyn Cerqueira 0

A candidíase é uma infecção por fungos que se manifesta por meio de uma coceira intensa na região genital, acompanhada de vermelhidão, inchaço, corrimento com grumos, dor ou queimação na hora de urinar e desconforto durante o contato íntima.

Ela é causada por um fungo chamado Candida albicans, e é tão comum que três em quatro mulheres experimentam a infecção pelo menos uma vez na vida, segundo informações do Diário de Biologia.

Embora todo problema de saúde deva ser avaliado por um médico, a Dra. Sheila Sedicias, colunista do site Tua Saúde, ensinou uma receita caseira para as mulheres que preferem não recorrer a medicamentos para curar a candidíase. Bem simples, ele envolve apenas um ingrediente.

Você vai precisar de:

1 pote de iogurte natural

1 seringa sem agulha ou 1 absorvente interno

Como fazer:

Se você optar pela seringa, basta introduzir no canal genital cerca de 7 ml de iogurte natural, duas vezes por dia e durante três dias. Use um absorvente externo para evitar sujar a roupa íntima.

Agora, se optar pelo absorvente interno, mergulhe-o no iogurte e, em seguida, introduza no canal genital, deixando-o por pelo menos três horas.

Segundo a Dra. Sedicias, o ideal é tirar o iogurte da geladeira meia hora antes da aplicação, para que atinja a temperatura ambiente. Ainda, não esqueça de manter o pote já aberto bem vedado, a fim de evitar contaminação na geladeira.

Como funciona?

O iogurte natural, que é barato e sem efeitos colaterais, equilibrará o pH vaginal, tornando-a menos ácido. Isso irá prejudicar o crescimento do fungo, que precisa de um ambiente acidificado para crescer.

“O iogurte também pode ser usado como remédio caseiro para candidíase na gravidez pois não prejudica o bebê”, disse a médica.

Fonte: Diário de  Biologia / Tua Saúde Foto: Reprodução / Tua saúde

Jornal Ciência