Líder antissemita descobre que é judeu e muda visão política rapidamente

de Julia Moretto 0

Há quatro anos, Csanad Szegedi foi um vice-líder do partido Jobbik nacionalista radical, na Hungria. Ele culpou os judeus e os ciganos pelos problemas do seu país. Até que um dia ele descobriu que era um judeu e tudo mudou.

Szegedi já foi notório por seus pontos de vista extremistas e declarações antissemitas. Como líder do Jobbik, ele ajudou na Guarda Húngara – quando um grupo paramilitar marchou vestido de preto até acampamentos ciganos. Ele também foi considerado uma estrela em ascensão no partido anti-imigração Jobbik, o terceiro maior partido da Assembleia Nacional da Hungria. Mas depois de fazer uma descoberta surpreendente, suas ideologias mudaram.

politico-hungaro-antissemita_01

Em 2012, ele descobriu que sua avó era judia. Ela usava mangas compridas no verão para esconder o número do campo de Auschwitz tatuado em seu braço. Ela era uma sobrevivente do Holocausto, porém Szegedi não acreditava que o sacrifício havia acontecido. Mais tarde, ele descreveu a revelação como “chocante“, já que percebeu que o Holocausto tinha realmente acontecido.

Embora a descoberta sobre a herança judaica tenha abalado Szegedi, ele decidiu permanecer no Jobbik por vários meses. Porém, o líder do partido o tratava como um “judeu manso”. Szegedi então se afastou da política.

Há quatro anos, Csanad Szegedi se tornou um judeu ortodoxo, assumindo o nome hebraico Dovid. Além disso, ele visitou o campo de concentração de Auschwitz, fez a cirurgia de circuncisão e começou a comer segundo os princípios kosher. Atualmente Szegedi está se preparando para fazer allyah (a imigração de judeus da diáspora para a Terra de Israel) com sua família.

Há muitos elementos mais positivos do que elementos negativos em ser judeu, e o maior presente para qualquer judeu é a existência do Estado de Israel. Após os pesadelos que meus parentes foram submetidos no Holocausto, minha família e eu queremos ser parte do sonho que Israel constitui para nós“, Szegedi disse ao jornal israelense Ma’ariv

Aos 34 anos, ele descreve a conversão ao judaísmo como um renascimento. “Eu tive este sistema de valores que precisei mudar completamente. Eu tive este sistema até os 30 anos e tive que admitir que estava tudo errado e encontrar a vontade de mudar“, comentou.

politico-hungaro-antissemita_02

Há quatro anos, Szegedi se considerava um nacionalista, mas hoje ele é uma pessoa completamente diferente. “O paradoxo do nacionalismo húngaro é que nós estamos orgulhosos de nossas próprias realizações, mas não estamos dispostos a olhar para as de outros povos“, completou. 

Em relação a futuras ambições políticas em Israel, Csanad Szegedi comentou que está concentrado em suas atividades contra o antissemitismo na Europa. Segundo ele, “profissionalmente, vou procurar imediatamente organismos e organizações com as quais eu possa coordenar na luta contra o antissemitismo. Além disso, eu quero me juntar a atividades da Organização Sionista Mundial em Israel e no exterior“.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência