Já ouviu falar em “ácaros de cílios”? Eles podem estar vivendo em seu rosto neste exato momento

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecidos cientificamente como Demodex folliculorum, os ácaros de cílios também vivem em orelhas e sobrancelhas.

São da família das aranhas e medem um terço de milímetro. Podemos adquirir esses microrganismos por contato facial, porém, para a maioria das pessoas, eles são inofensivos.

Em outros casos, são responsáveis por alergias oculares e uma condição crônica chamada rosácea – que causa vermelhidão e lesões na pele.

acaro-de-cilios4

Os ácaros de cílios possuem oito patas e se alimentam de células mortas de pele. Essas minúsculas criaturas semitransparentes medem cerca de 0,3 e 0,4 milímetro quando em fase adulta, e podem ser encontradas em torno da raiz dos pelos.

Preferem peles mais oleosas e se alojam em regiões como sobrancelhas, cílios e ouvidos, bem como pelos que cobrem mamilos e órgãos genitais.

Enquanto são, de certa forma, inofensivas, para algumas pessoas podem estar associados a várias condições de pele e olhos, como a blefarite – uma inflamação na região externa das pálpebras.

acaro-de-cilios3

 Quando morrem, liberam uma espécie de bactéria (Bacillus) que pode desencadear uma inflamação chamada de rosácea, podendo evoluir para um quadro mais grave: rosácea papulopustular.

Essa condição genética atinge uma a cada 10 pessoas e geralmente aparece após os 30 anos de idade.

Quando os vasos sanguíneos do rosto dilatam, causam a característica vermelhidão na pele, podendo ficar dolorosa e cheia de pus.

Segundo informações publicadas pela BBC , eles podem ser geneticamente diferentes em cada região do mundo. Tipicamente, chegam a viver entre duas e três semanas.

Nesse período, a fêmea coloca cerca de 15 a 20 ovos no interior do folículo piloso, próximo às glândulas sebáceas.

Os ovos se desenvolvem em larvas, que, eventualmente viram adultos de oito patas que não podem se mover mais do que 10 milímetros.

Fonte: BBC Fotos: Reprodução / BBC

Jornal Ciência