Infecção generalizada: bactérias do estômago quase matam paciente

de Merelyn Cerqueira 0

Infecção generalizada: Kevin Breen, um norte-americano de 44 anos, de Grand Rapids, Michigan, terá que ser submetido a amputações de ambas as mãos e pés após ter contraído uma infecção bacteriana na garganta.

Breen começou a se sentir doente no Natal do ano passado, quando procurou ajuda médica relatando severas dores de estômago. Depois de alguns problemas iniciais no diagnóstico, os médicos descobriram que ele havia contraído uma infecção não letal na garganta, causada por estreptococos.

doenca-misteriosa

Contudo, os médicos notaram por meio de uma tomografia computadorizada que a bactéria já havia se espalhado pelo estômago, o que dificultou o processo de seu corpo lutar contra infecção.

Seu estômago também havia aumentado de tamanho e estava coberto de pus, enquanto que parte de seus outros órgãos já estavam começando a falhar.

doenca-misteriosa

À medida que o fluxo sanguíneo aumentava em direção aos órgãos, a circulação de suas mãos e pés era afetada. Logo, por falta de oxigenação e sangue, seus membros começaram a morrer.  Em entrevista à rede de televisão NBC, Breen disse que inicialmente negligenciou as dores, considerando que o problema não fosse grave.

“Não parecia tão incomum”, disse. “Eu nunca pensei que iria de uma simples dor de estômago para algo completamente diferente e capaz de mudar minha vida”. Em determinado momento, a família de Breen foi avisada para que se reunisse e se preparasse para o pior. 

“Esse momento foi aterrorizante”, disse sua esposa. “Eu meio que me perdi e apenas rezei”. Segundo a médica do caso, Dr.ª Elizabeth Steensma, cirurgiã no Spectrum Health Butterworth Hospital, no início, o caso de Breen parecia um mistério.“Ele foi um dos pacientes mais doentes de que eu já cuidei”, disse.

 doenca-misteriosa

Depois de descobrir a causa da doença, ela verificou que o caso só havia sido relatado duas vezes na literatura médica, em que a bactéria viajou da garganta para o estômago.

Contudo, afirmou existir 32 casos registrados de mulheres em que o patógeno viajou direção ao trato urinário.

Devido aos altos custos com cuidados médicos, a família de Breen resolveu criou uma página no Go Fund Me para receber doações. Infelizmente, ele precisou fazer amputações dos membros afetados. 

Fonte: The Independent Fotos: Reprodução / The Independent

Jornal Ciência