Imagens chocantes mostram o momento em que gêmeo parasita é removido do estômago do irmão

de Merelyn Cerqueira 0

Em um caso que ocorreu em 2016, relatado recentemente em um episódio do programa Body Bizarre, da TV britânica, uma mãe de Jodphur, na Índia, chamada Hemlata Singh, deu à luz uma criança saudável, que foi chamada de Sonni.

No entanto, na barriga do bebê estava seu irmão gêmeo, parcialmente formado e vivendo de forma parasitária, o que colocava em risco a vida de Sonni.

Com apenas nove dias de vida, Sonni passou por uma operação para remover o gêmeo parasita, que estava ligado a ele por meio do fígado e uma artéria que levava sangue de seu coração.

gemeo-parasita

Como esperado, o gêmeo parcialmente formado morreu pouco tempo depois do procedimento, enquanto que Sonni foi para casa 12 dias depois.

Risco de mortalidade de 80%

O caso de gêmeos parasitas ocorre quando dois embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe sem se separar, resultando em apenas um embrião completamente formado. Ao contrário dos gêmeos siameses, o gêmeo parasita dependerá das funções corporais do bebê mais saudável.

O gêmeo de Sonni foi diagnosticado com um cérebro subdesenvolvido, sem intestino e estômago, o que significa que não tinha como viver sozinho.

gemeo-parasita_1

“Quando vimos esse caso, uma das crianças era como qualquer outra normal, a única anormalidade era que, em seu abdômen, havia outro bebê pequeno”, explicou o Dr. Anurag Singh, do Hospital Saroj em Delhi.

“Estima-se que isso ocorra com um em um milhão de nascidos vivos”, disse. “O risco de mortalidade é de 80%, então a cirurgia era de um risco muito alto. Quando vi pela primeira vez, me senti ansiosa e horrorizada”, disse a mãe. “Eles me disseram que meus filhos seriam operados, mas que apenas um poderia ser salvo. Estou feliz em ver que a condição do meu filho está melhorando e ele vai melhorar”, acrescentou ela.

O que é um gêmeo parasitário?

gemeo-parasita_2

Casos de gêmeos parasitas são extremamente raros, ocorrendo em cerca de um em um milhão de nascidos vivos. Ele acontece quando um feto malformado se encontra no interior do corpo de seu gêmeo. Em 80% dos casos acontece na região do estômago, embora haja relatos que envolvem o aparecimento dentro do cérebro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a condição é uma variante do teratoma maduro, um tipo de câncer em que o tumor é bem desenvolvido. Não está claro por que isso ocorre, mas pode ser devido a um fornecimento de sangue restrito durante a gravidez, o que leva à morte e absorção parcial de um dos gêmeos.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência