Homens: médico aponta 5 problemas que podem causar dor ao urinar

de Merelyn Cerqueira 0

Nos homens, sentir dor ao urinar caracteriza uma condição chamada disúria. Normalmente, ela está associada a uma infecção ou inflamação em partes do sistema urinário e pode vir acompanhada de ardência, sensação de peso, queimação e pontadas.

Enquanto que nas mulheres esta sensação de dor geralmente indica cistite, nos homens, de acordo com o nefrologista Pedro Pinheiro, editor do site MD Saúde, é a inflamação na uretra. Segundo o médico, é um erro acreditar que sentir dor ao urinar está sempre relacionado a infecção urinária.

Assim, na lista abaixo, você conhecerá cinco problemas que também tem a dor de micção como sintoma, de acordo com informações do Diário de Biologia.

1 – Prostatite

A prostatite define uma inflamação da próstata. Geralmente, é causada por bactérias como a E. coli ou P. irabilis. Além da dor ao urinar, o homem também pode sentir dor ao ejacular ou ao apalpar o escroto. Também é comum relatos de dificuldade de micção e em casos mais graves pode haver presença de sangue no esperma.

2 – Cálculo urinário

Nos homens, mais de 50% dos casos de cálculo urinário ocorre quando as “pedras” são formadas por oxalato de cálcio. Dependendo do tamanho dos cálculos, é possível que eles obstruam a uretra, provocando sangramento e consequentemente dor ao urinar. Há de se considerar ainda sintomas como dificuldade de urinar e jato de urina reduzido.

3 – Uretrite

A urerite é uma inflamação que ocorre na uretra e que também provoca dores ao urinar. A uretra é um importante canal que passa por dentro do pênis, responsável por fluir a urina para fora da bexiga. Essa doença é mais comum em homens sexualmente ativos, uma vez que tem como algumas das causas subjacentes a gonorreia e a clamídia.

 4 – Cistite

A cistite, ou infecção urinária, é menos comum nos homens. No entanto, ela costuma ocorrer em homens com algum tipo de anomalia no sistema urinário, como a estenose da uretra, que caracteriza o estreitamento da mesma, resultando em redução ou interrupção completa do fluxo urinário.

5 – Epidimite

A epidimite é uma inflamação que ocorre no epidídimo. Ela também é outra causa para a dor de micção nos homens. O epidídimo é um pequeno duto que fica localizado acima dos testículos e tem como função armazenar os espermatozoides produzidos. Geralmente, essa inflamação ocorre pela manifestação da bactéria Chlamydia trachomatis. Os sintomas, além de dor ao urinar, podem incluir surgir inchaço e dor na bolsa escrotal.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Ask Men

Jornal Ciência