Hipocondríacos têm mais chances de sofrer ataques cardíacos

de Julia Moretto 0

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Noruega, pessoa hipocondríacas –que têm medo obsessivo de doenças – possuem mais chances de contrair doenças. Além disso, essas pessoas podem ser mais propícias a sofrer ataques cardíacos ou sentir dores no peito do que as pessoas que não se preocupam tanto com a saúde.

 

Para chegar a este resultado, cerca de 7.000 participantes foram analisados. Os especialistas examinaram a saúde dos voluntários ao longo de 13 anos e avaliações sobre ansiedade e preocupação com a saúde foram feitas. Além disso, os médicos colheram informações básicas como medidas de altura, peso, pressão arterial e exames de sangue.

 

Depois de analisar as informações, os médicos perceberam que as pessoas que sofrem de ansiedade sobre a saúde tinham 70% mais chances de apresentar doenças cardíacas. Os pesquisadores não levaram em conta fatores como etnia, cor e raça, que podem alterar o risco de uma pessoa sofrer com doenças cardíacas. 

 

O cortisol, hormônio responsável pela ansiedade grave, já foi associado a problemas do sono, ganho de pesa e perda de memória. No entanto, o estudo evidencia a ligação entre saúde física e mental.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência