Foto dos ingredientes da Nutella inclui óleo “potencialmente cancerígeno”, viraliza e revolta consumidores

de Merelyn Cerqueira 0

Uma foto que recentemente se tornou viral na internet mostra a “forma bruta” do creme de avelã mais conhecido do mundo.

Bem explicativa, ela separa em proporções “reais” os principais ingredientes da Nutella: óleo de palma, leite em pó desnatado, cacau, avelãs e açúcar.

Considerada uma das opções de café da manhã mais populares, de acordo com o que é apresentado na imagem, ela pode não ser tão boa para nossa saúde – especialmente pela grande quantidade de açúcar e óleo de palma, este último classificado como “potencialmente cancerígeno”. Com informações do Daily Mail.

nutela-oleo-potencialmente-cancerigeno
O rótulo do produto fornece informações nutricionais simples e claras por cada porção de 15g, ou duas colheres de chá cheias, bem como por 100g

A foto viral, que aparentemente mostra a verdadeira proporção de cada ingrediente, provocou indignação nos usuários, uma vez que apresenta um produto classificado como potencialmente cancerígeno pela Autoridade Europeia em Segurança Alimentar.

A empresa Ferrero, responsável pelo produto, embora não tenha confirmado a veracidade da foto, refutou a ideia de que o creme possua níveis preocupantes de óleo de palma.

O açúcar, por outro lado, que parece constituir mais da metade da Nutella e está como o primeiro ingrediente impresso no rótulo do produto, de fato, representa a maior porção de ingrediente.

De acordo com a embalagem, um frasco inteiro contém cerca de 400 gramas de açúcar, o que significa que apenas três colheres do creme de avelã – 45 gramas – podem conter mais açúcar do que uma lata inteira de Coca-Cola.

“Uma das principais crenças nutricionais da Ferrero é que pequenas porções ajudam as pessoas a desfrutarem seus alimentos favoritos com moderação”, disse a Ferrero.

A empresa ainda não confirmou ou negou a precisão das informações da imagem, embora tenha laçado uma declaração dizendo de forma transparente todos os ingredientes que entram no produto.

“Nós não divulgamos as proporções completas dos ingredientes em Nutella, pois nossa receita é única e desejamos salvaguardar isso”, disse.

Segundo eles, o rótulo do produto fornece informações nutricionais simples e claras por cada porção de 15g, ou duas colheres de chá cheias, bem como por 100g.

Os ingredientes também estão listados no site oficial da Nutella.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência