Foliculite: Você tem “bolinhas inflamadas” no bumbum? Entenda por que não podem ser espremidas

de Merelyn Cerqueira 0

O aparecimento de bolinhas na região das nádegas incomoda muitas mulheres e homens. Além de desconfortáveis, causam insegurança, condicionando algumas a sentirem vergonha de colocar biquínis. 

Embora pareçam, essas bolinhas não são espinhas, uma vez que a região das nádegas é pobre em glândulas sebáceas, diferentemente do rosto que tem alta concentração de glândulas de sebo.

Logo, trata-se de uma condição chamada foliculite, que é caracterizada por uma inflamação causada pelo aumento na produção de sebo no folículo, provocando obstruções ou pelos encravados.

Fatores que contribuem para o surgimento da foliculite incluem o uso de roupas muito justas ou passar muito tempo sentado em uma cadeira desconfortável.

Roupas apertadas impedem a pele de respirar corretamente, deixando os folículos em risco de crescimento bacteriano, segundo a dermatologista Dra. Roberta Bibas, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de acordo com informações do Diário de Biologia. 

As bolinhas também podem ser resultado de depilações feitas com cera ou lâminas, bem como pelo excesso de cremes hidratantes com consistência mais grossa ou excessivamente oleosos, “irritando” os ductos dos poros que liberam a secreção sebácea.

Como evitar?

A dica é utilizar esfoliantes de textura leve na região, pelo menos uma vez por semana. Se você notar uma maior predisposição para a foliculite, evite utilizar esfoliantes mais densos na região das nádegas.

É importante lembrar que as bolinhas não devem ser espremidas, uma vez que a lesão resultante pode ser atacada por bactérias presentes naturalmente na pele, favorecendo infecções e até inflamações mais graves. 

Segundo a Dra. Bibas, a mulher também pode optar em investir em tratamentos com loções antibióticas tópicas, ou até mesmo medicamentos orais recomendados por um dermatologista.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência