Evitar pensar nos problemas não é a melhor forma de solucioná-los

de Julia Moretto 0

Todos nós procuramos evitar certas coisas. Por exemplo, agora você está lendo este artigo, mas, provavelmente, evitando tentar resolver algum problema. Estamos constantemente verificando mensagens, notícias, feeds ou notificações afim de evitar fazer algo que não queremos enfrentar.

Quando estamos passando por dificuldades na vida, tentamos nos dizer que está tudo bem, seja nos ocupando com alguma atividade ou utilizando algum entorpecimento.

Quando surge um problema, nossa reação é fazer outra coisa. Por esse motivo, nós adiamos o pagamento de contas, impostos, e-mails longos e a bagunça do quarto. Mas tente, agora, pensar em uma dificuldade que você está evitando lembrar. Você, provavelmente, não vai lembrar uma dificuldade que não goste ou sua mente simplesmente vai pensar em outra coisa. 

Evitar não funciona

Nossas mentes desejam fugir de qualquer desconforto ou dor que estejamos enfrentando e esta é uma boa estratégia para temporariamente não ter que lidar com ele. Então, no momento presente, podemos sentir algum alívio temporário.

O que cérebro faz é nos mostrar uma vida que funciona. Uma vida de distração, nunca voltada para o que nos aflige. Nos mantemos ocupados, mas nunca aprendemos a lidar com o que está dentro de nós. Isso significa que estamos à mercê de nossos medos e de nossos desconfortos. Somos como crianças que não querem fazer qualquer trabalho duro, mas executam tarefas divertidas.

A técnica de enfrentar tudo

Esta técnica baseia-se na ideia de que é melhor estar ciente das coisas, para lidar com eles como um adulto, em vez de correr.

Veja como funciona:

É preciso se perguntar: “O que estou fazendo agora?“. A resposta poderia ser, “Verificando o Facebook“, ou “Mudando para uma nova aba do navegador“, ou “Comendo alguns chips“. Algo simples e mundano assim, mas pergunte a si mesmo o que está fazendo, para começar a tomar consciência.

Em seguida, pergunte-se: “O que estou evitando?” Quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis, nós fugimos. Você está fazendo isso durante todo o dia, mas não percebe. Pergunte o que você está evitando: algum medo, alguma tarefa difícil, uma emoção complexa, desconforto ou apenas estar presente?

Basta enfrentar esse medo, desconforto ou dificuldade no momento presente. Você vai descobrir que seu medo não é nenhuma grande coisa. Após enfrentá-lo, você vai perceber que ele não é um aspecto tão tenebroso e poderá agir como um adulto. Se você está evitando uma conversa difícil com alguém porque está com raiva, saiba que a ofensa não é algo relevante, e você pode conversar com a pessoa com calma e de forma adequada, com empatia e compaixão.

Claro, nem todos os problemas desaparecerão usando este método, mas ele ajudará a evitar diversos desenvolvimentos que podem agravar seus conflitos internos.

[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / Unsplash ]

Jornal Ciência