Estudo comprova existência de sentimento de satisfação após vingança

de Julia Moretto 0

Um estudo recente constatou que nos sentimos consideravelmente mais felizes depois de agirmos contra quem nos prejudicou.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas não só se sentem bem empreendendo atos vingativos, mas que elas procuram essas oportunidades para se sentirem melhor. David Chester e C. Nathan DeWall, da Universidade de Kentucky testaram a ideia de que a rejeição social pode nos levar a reparar o nosso humor de todos os meios possíveis, o que poderia significar causar dano àqueles que nos feriram.

A equipe pediu a 156 participantes que escrevessem um texto pessoal e depois trocassem seu relato com outro. Em um grupo, um pesquisador fingiu ser um participante e deu feedbacks ruins, como “um dos piores ensaios que eu já li“. Após isso, a equipe mediu o humor dos participantes antes e depois de eles terem a chance de expressar sua agressividade – que foi liberada furando uma boneca virtual de voodoo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O ato melhorou o humor dos participantes rejeitados em um nível que foi difícil distingui-los dos participantes que receberam feedback positivo. Para entender os motivos por trás do comportamento agressivo, os pesquisadores realizaram outro estudo com um grupo separado com 154 participantes.

Agora os indivíduos recebiam uma pílula que melhoraria seu cérebro para os próximos testes no estudo – na realidade, eles eram todos comprimidos de placebo. Além disso, alguns dos participantes foram informados de que a pílula produzia um efeito colateral – uma vez que estivesse funcionando, seu humor ficaria estável.

Todos os participantes foram convidados a jogar um jogo de bola. Uma vez que o jogo tinha terminado, compartilharam a experiência de serem rejeitados e puderam ter a oportunidade de se vingar dos que os ignoraram no jogo. O segundo jogo permitia aos jogadores punir os perdedores com uma explosão de ruído em seus fones de ouvido.

A análise mostrou que os participantes que foram tratados injustamente no primeiro jogo optaram por infligir sons mais altos em seus algozes. Mas este não foi o caso para aqueles que tomaram a pílula. Os pesquisadores disseram a esses participantes durante a pausa do jogo que a pílula estava totalmente ativa, e seu humor deveria permanecer por pelo menos uma hora. Esse grupo também deixou a explosão de som em níveis mais baixos.

Embora eles se sentissem rejeitados pelos outros participantes, acreditavam que a pílula impediria a mudança de humor – então não viram o objetivo na vingança. Os resultados sugerem que mesmo que as ações agressivas pareçam inúteis, elas podem ter um propósito relacionado ao humor de quem as realiza.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia / TV Musor ] 

Jornal Ciência