Engenheiros planejam construir arranha-céu purificador de ar com cerca de 5 quilômetros de altura

de Merelyn Cerqueira 0

A Arconic, uma empresa de ciência de materiais, acaba de informar seus planos para a construção de uma arranha-céu de quase cinco quilômetros de altura.

E os materiais que serão usados já estão em desenvolvimento ou já foram comprados no mercado – incluindo varandas retráteis ou revestimentos especiais que ajudarão a purificar o ar, de acordo com informações da Science Alert.

A torre faz parte uma campanha da empresa nomeada como “Os Jetsons”, em homenagem ao desenho animado de 1962, ambientado em um futuro, até então distante, de 2062. Os engenheiros da Arconic trabalharam ao lado de futuristas para imaginar quais tecnologias serão mais úteis nas próximas décadas.

De acordo com Sherri McCleary, uma das cientistas da empresa, um dos projetos mais empolgantes é o EcoClean, lançado em 2011. Ele oferece uma série de benefícios às janelas e painéis de vidro tradicionais e, basicamente, trata-se de um revestimento especial que ajudará os edifícios se manterem limpos e a purificarem o ar.

arrannha-ceu-de-5km_02

O revestimento funcional fornece estética, benefícios de manutenção, e também proporciona benefícios para o ambiente circundante, reduzindo o conteúdo de poluentes ao seu redor”, explicou ela à Business InsiderO EcoClean trabalha com a ajuda da luz e vapor de água, que, ao se misturarem com produtos químicos do revestimento, produzem átomos conhecidos como radicais livres. Eles puxam os poluentes do ar e os eliminam, quase como o processo de remoção de pele morta. O resultado: um edifício mais sustentável e cercado por ar limpo.

Outra inovação apresentada foram as janelas. O design, chamado de Bloomframe, essencialmente, é uma janela motorizada que converte todo o vidro em uma varanda em menos de um minuto. As tecnologias propostas pela Arconic estão sendo apresentadas em feiras em todo o mundo, e, de acordo com um porta-voz da empresa, elas chegarão ao mercado em um futuro muito próximo.

Ainda, os edifícios, que serão construídos a partir de materiais impressos em 3D, poderão ser esticados verticalmente em mais de quatro quilômetros. O projeto Os Jetsons, por exemplo, terá 4,8 quilômetros de altura. E, de acordo com McCleary, os arranha-céus serão resistentes a ventos fortes e climas diferentes.

Estamos procurando otimizar os materiais que podem ser impressos em 3D para dar cada vez mais opções para designers e arquitetos”, disse ela. Outros projetos futuristas da Arconic incluem carros voadores, carrocerias ultraleves e asas de avião aerodinâmicas. 

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência