Cranberry: uma pequena baga com múltiplas propriedades terapêuticas

de Redação Jornal Ciência 0

Nativo da América do Norte, o cranberry é frequentemente elogiado por sua ação contra infecções do trato urinário, por inibir o desenvolvimento de germes patogênicos. Mas estas pequenas bagas vão muito além quando se trata de propriedades terapêuticas, elas são embaladas com antioxidantes, contêm baixas calorias, são saudáveis para o coração e ricas em fibras.

As muitas propriedades poderosas para a saúde do cranberry

Pesquisadores concentraram-se nos vários componentes fitoquímicos do cranberry e, mais particularmente, em sua ação benéfica no trato urinário. A hipótese inicial era que o consumo de cranberries acidificava a urina, tornando o ambiente impróprio para a colonização por germes e bactérias. Essa suposição foi posteriormente questionada.

Hoje, associa-se as propriedades dos cranberries às infecções do trato urinário (ITUs) pela presença de proantocianidinas e D-manose (açúcar natural do cranberry), que interage com a composição química da urina.

Graças ao cranberry, os germes são impedidos de aderir às paredes do trato urinário e, portanto, são rapidamente eliminados com a micção. Já foi evidenciado também que o cranberry tem a capacidade potencializar a ação dos antibióticos utilizados no tratamento de ITUs.

E mais, o pequeno fruto é uma excelente fonte de vitamina C, tem baixo aporte calórico, pois contém apenas 46 kcal para uma porção de 100 gramas, e apresenta um nível interessante de fibra, útil para estimular o trânsito intestinal como parte de uma dieta equilibrada.

Cranberry, um alimento funcional

O cranberry está na categoria dos alimentos funcionais. De acordo com a definição da Health Canada, agência reguladora de saúde do Canadá, “um alimento funcional é semelhante em aparência a um alimento convencional. Faz parte da dieta normal e tem demonstrado fornecer, além das funções nutricionais básicas, benefícios fisiológicos especificados pela literatura científica e reduzir o risco de doenças crônicas”.

Estes pequenos frutos podem ser consumidos de várias formas: frescos, secos, em forma de suco, em compota, extrato ou ainda como suplemento vitamínico à base de cranberry em cápsulas. A suplementação, que inclui vitaminas e minerais na sua composição, dá suporte ao sistema imune e mantém as mucosas saudáveis, especialmente em mulheres.

Mais sobre os benefícios e virtudes do cranberry para a saúde

Combate e previne infecções do trato urinário (ITUs) e infecções bacterianas.

O Cranberry tem virtudes de proteção contra infecções, principalmente as do sistema urinário em mulheres. As ITUs estão entre as infecções bacterianas mais comuns. Afetam recorrentemente 25% das mulheres. Pesquisas mostram que o cranberry pode reduzir a adesão bacteriana e possivelmente prevenir melhor as infecções do trato urinário.

A bactéria E. coli, que causa 80-90% dessas ITUs, está se tornando cada vez mais resistente aos antibióticos. Os compostos antibacterianos presentes nos cranberry funcionam contra 80% das bactérias resistentes a antibióticos.

A ansiedade e o estresse também podem surgir como sintoma e causa das ITUs, uma vez que infecções urinárias recorrentes provocam efeitos significativos no psicológico das mulheres, tornando-se quase um efeito desses distúrbios. De fato, o estado emocional mexe com o corpo, inclusive diminuindo a imunidade, o que colabora para a reincidência de infecções. Aqui vale a dica para incluir na rotina diária mais uma suplementação natural com vitaminas, aminoácidos e fitonutrientes, compostos que funcionam como remédio natural para ansiedade.

Cranberry, para neutralizar os radicais livres

Muito rico em flavonoides, o cranberry é reconhecido pelos cientistas por sua grande quantidade de compostos fenólicos, classificando-o assim entre as frutas com propriedades que neutralizam os radicais livres (moléculas instáveis) no organismo, prevenindo certos tipos de doenças cardiovasculares e cancerígenas.

Além de neutralizar os radicais livres, os polifenóis do cranberry fortalecem o sistema imunológico e combatem a inflamação responsável por muitos problemas de saúde, como a artrite. Flavanonas, incluindo catequinas; antocianinas (que conferem a cor vermelha ao cranberry); taninos ou flavonóis, incluindo proantocianidinas e quercetinas, estão entre os compostos fenólicos do cranberry.

Fonte de vitamina C e nutrientes

Os cranberries fornecem uma das fontes mais interessantes de vitamina C. Diz-se que a vitamina C presente nestas bagas contribui em particular para a produção de norepinefrina, um neurotransmissor que promove a comunicação entre as células cerebrais.

Além disso, a vitamina C também ajuda a fortalecer a imunidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, acelera a cicatrização de feridas e ajuda a prevenir a catarata. Outros minerais e nutrientes fornecidos pelo cranberry incluem vitamina B5, vitamina E, vitamina K, manganês e cobre.

Excelente fonte de fibras

Cranberry é uma boa fonte de fibras. Além de apoiar a digestão saudável, as fibras deste fruto podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de intestino. A fibra dietética ajuda a produzir butirato, um ácido graxo de cadeia curta (AGCC) que inibe o crescimento de tumor no cólon e no reto, beneficiando a saúde do intestino.

Aumenta o colesterol “bom”

O cranberry pode beneficiar a saúde do coração, pois ajuda a aumentar os níveis de HDL, ou colesterol “bom”. Como já citado acima, os flavonoides encontrados nesta fruta vermelha podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Ou ainda, alimentos ricos em fibras, como o cranberry, regulam melhor o nível de colesterol “ruim” no sangue. As fibras agem no corpo como uma esponja – absorvem os elementos que estão no trato digestivo e ajudam a eliminá-los – e isso se aplica a certos componentes do colesterol ruim, portanto a fibra ajuda a reduzir a taxa.

Previne a doença de Alzheimer e a perda de memória

Os cranberries contêm dois nutrientes que desempenham um papel vital na proteção do cérebro contra a perda de memória. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres nocivos que podem danificar o DNA e causar inflamação no cérebro. Com isso, o fruto pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Cranberry para uma pele bonita e dentes saudáveis

Os antioxidantes presentes nos cranberries promovem a produção de colágeno, que ajuda a manter a firmeza e o brilho da pele. Esses antioxidantes também protegem a pele dos radicais livres que causam inflamação.

Outra virtude dos antioxidantes do cranberry: eles reduzem a placa dental e ajudam a prevenir doenças gengivais e cáries. Seu efeito anti-inflamatório previne a formação de patógenos e bactérias periodontais, além de impedir a adesão e o crescimento de bactérias causadoras de placas, mantendo as gengivas e os dentes saudáveis.

Finalmente, vale destacar a importância de consumir suplementos alimentares de marcas seguras e de qualidade. Mas como escolher a melhor marca?

Escolha uma fonte confiável para comprar o seu suplemento alimentar; principalmente os regularizados pela ANVISA.

Leia o rótulo; é nele que estão contidas as informações sobre componentes, tabela nutricional, doses etc.

Estas informações valem tanto para a compra de suplementos em lojas físicas como para compras na Internet.

Imagem de Capa: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência