Conheça a “pixilinga”: uma infestação de piolhos de aves que também pode atingir humanos

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida popularmente como “pixilinga”, essa infestação é causada por piolhos de aves.

 

Tratam-se de parasitas que precisam, assim como qualquer outro tipo de piolho, de um hospedeiro para sobreviver. Eles se alimentam de sangue e restos de pele e quando atingem as aves, causam fraqueza (pois sugam os nutrientes do sangue) queda das penas e podem levar à morte.

pixilinga_02

Nos seres humanos eles podem causar dermatite, irritação na pele, coceiras e, consequentemente, lesões. Se não tratados, esses insetos se tornam a porta de entrada para uma gama de doenças.

 

Basta a proximidade com um ninho de pombo ou o contato direto com galinhas para que a pixilinga ataque uma pessoa. Apesar da picada de um piolho de ave não significar muita coisa além de uma incômoda coceira na região, algumas pessoas podem apresentar alergias. Dessa forma, é essencial procurar ajuda médica.

pixilinga_03

Apesar de não ser grave, as consequências de uma infestação podem ser tratadas com cremes para dermatite e anti-histamínicos, que aliviarão o sintoma da coceira. Dessa forma, a higiene pessoal e da casa são fundamentais para que esses parasitas fiquem longe.

 

Se você tem pássaros em casa, é ideal que fique de olho na limpeza da gaiola pois, quando atingem os animais, esses piolhos causam muito mais incômodo, já que a infestação pode resultar na morte da ave.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência