Pixilinga: infestação de piolhos de aves que também pode atingir humanos

de Merelyn Cerqueira 0

Conhecida popularmente como pixilinga, essa infestação é causada por piolhos de aves. Tratam-se de parasitas que precisam, assim como qualquer outro tipo de piolho, de um hospedeiro para sobreviver. 

Eles se alimentam de sangue e restos de pele e quando atingem as aves, causam fraqueza (pois sugam os nutrientes através do sangue) queda das penas e, eventualmente, pode levar a morte.

Dessa forma, nos seres humanos eles podem causar dermatite, irritação na pele, coceiras e, consequentemente, lesões. Se não tratados, esses insetos se tornam a porta de entrada para uma gama de doenças.

pixilinga_01

Basta apenas a proximidade com um ninho de pombos ou pássaros e até mesmo o contato direto com galinhas para que a pixilinga ataque uma pessoa – desde que as aves estejam infestadas por estes piolhos. 

Apesar da picada de um piolho de ave não significar algo doloroso, além de uma incômoda coceira na região, algumas pessoas podem apresentar alergias. Dessa forma, é essencial procurar ajuda médica.

Por outro lado, e apesar de não ser grave, as consequências de uma infestação podem ser tratadas com cremes para dermatite e anti-histamínicos, que aliviarão o sintoma da coceira. Dessa forma, a higiene pessoal ou da casa é fundamental para que esses parasitas fiquem longe.

Contudo, se você tem pássaros em casa é ideal que fique de olho na limpeza da gaiola pois, quanto atingem os animais, esses piolhos causam muito mais incômodo do que nos seres humanos e muitas aves chegam a morrer.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência