Condição genética rara permite que homem de 53 anos corra mais de 500 quilômetros sem precisar parar

de Merelyn Cerqueira 0

A maioria dos atletas concordam que o excesso de ácido lático nos músculos é um pesadelo na hora de praticar exercícios físicos.

 

No entanto, esse não é o caso para o corredor norte-americano Dean Karnazes. Com 53 anos de idade e pai de dois filhos, o homem possui uma rara condição genética que libera o ácido láctico de seu sistema com uma maior rapidez. Isso permite que ele corra por um longo período de tempo sem experimentar qualquer cãibra ou cansaço muscular.

Dean-Karnazes-marathon-man3-600x900

Recentemente, Karnazes foi capaz de completar uma maratona no Polo Sul, enfrentando temperaturas de -25°C e também correu uma maratona diária por 50 dias. Além disso, o atleta é capaz de correr mais de 500 quilômetros em apenas 80 horas e 44 minutos, sem parar. Conforme relatado pela Oddity Central, quando praticamos exercícios físicos, a glicose é convertida em energia e um subproduto dessa reação e o ácido lático. Conforme ele se acumula nos músculos, provoca cãibras e fadiga, sinalizando para o cérebro que é hora de parar.

 

No caso de Dean, ele nunca recebe esses sinais, porque o ácido láctico não se acumula em seus músculos. Dessa forma, ele é capaz de correr por longas distâncias e por muito tempo -o que claramente lhe dá vantagem em algumas das mais difíceis competições de modalidades de resistência do mundo.

Dean-Karnazes-marathon-man4

Em um certo nível de intensidade, sinto que posso ir muito longe sem me cansar“, disse Dean, em entrevista ao The Guardian. “Para ser honesto, o que eventualmente acontece é que eu fico com sono. Já corri três noites sem dormir e no final me senti um pouco psicótico”.

 

Essa condição ficou evidente desde sua infância. Foi nessa época que descobriu sua enorme capacidade de resistência. Ele contou que chegou a dar um total de 105 voltas em uma trilha próxima à sua escola, enquanto os colegas deram apenas 15. Atualmente, Dean acredita que outros fatores também estão em jogo, como seu baixo percentual de gordura corporal e dieta saudável. Ele contou que quase sempre se concentra na resistência e não na velocidade. “Eu não me importo o quão rápido posso ir e sim o quão longe posso chegar“, disse.

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]

Jornal Ciência