Cientistas afirmam que depoimentos da máfia italiana sobre derreter corpos são exagerados

de Merelyn Cerqueira 0

Contrariando as alegações feitas por informantes infiltrados dentro da máfia siciliana, o ácido sulfúrico não irá dissolver um cadáver em questão de minutos, de acordo com um estudo reportado pela Academia Americana de Ciências Forenses.

 

Os experimentos foram realizados para testar afirmações associadas a assassinos da máfia “lupara bianca” ou “white shotgun” – que costumavam assassinar as pessoas e sumir com os corpos. Os cientistas utilizaram carcaças parciais de suínos, que são amplamente aceitos como semelhantes aos corpos humanos, e comprovaram que o ácido sulfúrico, na verdade, leva dias para derreter a carne.

 

A adição de água pode acelerar o processo, dissolvendo os músculos em um prazo de 12 horas e transformando os ossos em pó em um período de dois dias. Tal constatação sugere que a técnica possa deixar um cadáver completamente irreconhecível, mas não o derreter, de acordo com o coautor do estudo Massimo Grillo, da Universidade de Palermo, na Itália.

 

A polícia teria encontrado tanques de ácido em um esconderijo em Palermo, conhecido como “câmara da morte”, onde, no início dos anos 1980, o mafioso Filippo Marchese supostamente dissolvia suas vítimas depois de torturá-las. Informantes haviam descrito o método de eliminação com declarações como: “Nós colocávamos as pessoas em ácido e em 15 ou 20 minutos elas desapareciam – se tornavam apenas líquido”, conforme reportado pelos pesquisadores no estudo.

 

Contudo, os pesquisadores sugeriram que os membros do “clã criminoso” não eram tão bons em informar o tempo de ocorrência dos eventos, mas que de fato eram mais experientes que outros criminosos. De acordo com Michael Heninger, examinador médico associado em Atlanta, nos EUA, “algumas pessoas acreditam que são capazes de destruir completamente um corpo, mas apenas fazem coisas para preservá-los, esses caras eram mais espertos”.

[ Wired ] [ Foto: Reprodução / Wired ]

Jornal Ciência