Cachorro ou coelho? Conheça os opiliões, muito confundidos com aranhas!

de Otto Valverde 0

As fotos incríveis mostram um aracnídeo pouco conhecido, muito confundido com aranhas, mas que na verdade é um opilião.

O cientista e pesquisador Andreas Kay registrou fotos do opilião-cara-de-coelho na Floresta Amazônica na parte do Equador, em 2017, mas só recentemente as fotos se espalharam pela internet – e por boas razões!

Foto: Flickr andreaskay

Os registros mostram o pequeno aracnídeo, desconhecido do público. O corpo deste opilião tem tantos detalhes que é difícil de acreditar que exista. Muitos internautas questionaram se eram fotos reais ou manipuladas, mas o bicho existe e não tem Photoshop e nenhuma edição.

Trata-se da espécie Metagryne bicolumnata, da família Cosmetidae. Muitos internautas ficaram em dúvida se ele tem cara de coelho ou cara de cachorro – alguns disseram parecer um lobo negro com “olhos” amarelos.

Foto: Flickr andreaskay

Ferris Jabr, autor de materiais científicos, foi um dos primeiros a divulgar as fotos no Twitter, ganhando notoriedade entre o público.

“Essa criatura curiosa tem um corpo escuro com um par de pontos de olhos situados em suas ‘costas’, no meio entre seus olhos verdadeiros, e estranhas ‘orelhas de coelho’ que erguem acima de seu abdômen. Que louco”, disse Kay, o fotógrafo, ao site Rumble

O que é um opilião?

Foto: Flickr andreaskay

Apesar de ser um aracnídeo, não se trata de uma aranha – não se deixe enganar pelas patas, que também são 8. São artrópodes com quase 6.000 espécies pelo mundo. Estima-se que só no Brasil tenham 1.000 espécies.

A principal diferença entre um opilião e uma aranha é que seu cefalotórax e abdômen são fundidos em uma única estrutura. Confira o vídeo abaixo:

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Flickr andreaskay

Jornal Ciência