Afinal, quem foi Tiradentes e por que ele tem um feriado?

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto que neste momento muitas pessoas estão curtindo o feriado de 21 de abril em todo Brasil, não são muitas que sabem o porquê deste dia e a importância dele para o país. Afinal, quem foi Tiradentes?

Tiradentes, ou Joaquim José da Silva Xavier, basicamente é personagem de uma complexa história relacionada à Inconfidência Mineira.

Tido como herói nacional, ele foi um dentista, minerador, militar e ativista político que nasceu em 12 de novembro de 1746 e morreu em 21 em abril de 1792, na Fazenda do Pombal (atual Ritápolis), em Minas Gerais.

tiradentes_1

Nesta época, o Brasil ainda era governado pela corte portuguesa, e embora viesse a se tornar um ativista, a princípio ele sequer gostava de política.

Filho de portugueses, quando tinha apenas 15 anos perdeu ambos os pais. Sob a tutela de seu tio, um cirurgião dentista, ele aprendeu a profissão, embora oficialmente fosse considerado um tropeiro, minerador e militar.

Participação na Inconfidência Mineira

tiradentes_2

Mas, foi como minerador que ele começou a se interessar pela política, quando viu que a corte portuguesa não fazia muito bem aos brasileiros.

Devido à queda na atividade mineradora, a Coroa criou um sistema de impostos chamado Derrama, que cobrava preços abusivos para garantir as receitas do Quinto, uma espécie de imposto cobrado por Portugal de suas colônias.

Logo, e porque ficou revoltado com essa situação, ajudou a articular um grupo que lutasse contra esse tipo de abuso.

Esse movimento, que tinha intenções separatistas, uma vez que queria libertar a capitania das Minas Gerais do Estado do Brasil, e consequentemente da coroa portuguesa, ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

O fato é que no meio de seu grupo havia um delator, que denunciou a revolta ao governo. Então, dia antes de um ato público, muitos dos ativistas do grupo foram presos. E, embora o herói Tiradentes tivesse conseguido liberar alguns deles, a ação resultou em sua condenação à morte.

Então, em 1792, quando já estava com 45 anos e prestes a receber seu destino imposto pela Coroa, percorreu as ruas do Rio de Janeiro em direção ao seu local de execução.

Os habitantes da região foram em peso acompanhar o evento, que foi marcado por discursos e fanfarras a favor dos governantes portugueses. A ideia deles era que as pessoas ficassem cientes do que aconteceria no caso de revoltas contra o Coroa.

Tiradentes então foi enforcado e posteriormente esquartejado para que seus restos mortais fossem exibidos em diferentes vias públicas.

Homenagens

No entanto, o que originalmente foi tido como um processo de intimidação, eventualmente se tornou motivo de inspiração para outras revoltas.

Tiradentes logo se tornou um herói nacional e o dia de sua execução, em 21 de abril, se tornou motivo de feriado – embora este só tenha sido promulgado em 1965.

Enquanto essa é apenas uma das muitas homenagens que recebeu após a morte, outra especialmente relevante foi registrada em 1992, quando seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Fonte: Terra / Bol / Resumo Escolar Fotos: Reprodução / Bol

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!