A terrível planta que pode causar cegueira, queimaduras de terceiro grau e até amputação

Quem a vê não imagina o quanto pode ser grave entrar em contato com a planta. Entenda por que é considerada tão perigosa

de Redação Jornal Ciência 0

No Reino Unido ela é conhecida como a planta mais perigosa que uma pessoa pode encontrar durante um passeio na natureza e diversos alertas são emitidos para que fiquem longe dela.

Apelidada por lá de Giant Hogweed (“erva daninha gigante”, em tradução livre), trata-se da espécie Heracleum mantegazzianum, uma planta muito tóxica que pode alcançar até 7,5 metros de altura.

Encontrada em países do Reino Unido, EUA, Canadá, entre outros, é considerada invasora, já que é nativa de regiões às margens do Mar Negro, como Rússia e Geórgia. Se espalhou pela Europa e América do Norte entre os séculos 19 e 20, através de jardineiros entusiasmados por sua beleza e altura.

No estado norte-americano da Virgínia, algumas pessoas a criavam como planta ornamental, mas hoje é proibida de ser comprada ou vendida, por ter causado sérias lesões duradouras em algumas pessoas.

Os brotos verdes, que ficam acima das flores brancas, são capazes de causar queimaduras e bolhas com pus ou fluidos, apenas por você encostar nelas, sem perceber.

Na Grã-Bretanha o alerta é máximo e existem inúmeros casos relatados de pessoas que sofreram gravíssimas lesões. A Royal Horticultural Society alerta que a planta é amplamente distribuída nos países do Reino Unido e isso é um grave de saúde pública.

No mês passado, Jayden Channon, um rapaz de 14 anos, precisou ser internado na Irlanda após entrar em contato com a planta enquanto cortava o jardim. Seu pé sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau e necessitará de cuidados por anos.

Existem diversos relatos médicos de danos severos, até mesmo cegueira e amputação. Algumas pessoas desenvolvem alergias tão graves que não podem ter contato com a luz solar durante anos!

Por que é tão perigosa?

Ao longo do caule da Heracleum mantegazzianum existem pelos extremamente finos, como agulhas, que podem causar irritação extrema. Sua seiva é ainda mais perigosa.

Ela contém uma toxina potente chamada furocoumarina que, somada à exposição solar, causa reação gravíssima conhecida como fitofotodermatite. Caso a pessoa passe a mão nos olhos após tocar na seiva, pode ficar cega de forma permanente.

Muitos têm contato com a planta e os sintomas surgem e pioram ao longo das próximas horas e dias. Alguns têm erupções na pele meses após o contato, quando expostas à luz solar.

A toxina da seiva reage rapidamente com a melanina da pele e remove toda a proteção que a pele tem contra os raios ultravioletas.

O NHS, do Reino Unido, orienta que nenhuma parte da planta seja tocada e, caso isso ocorra, proteja a área do corpo para impedir que a região entre em contato com a luz solar. Lave o local, o mais rápido possível, com água e sabão e procure atendimento médico em um pronto-socorro.

Por ser invasora, ela é o terror de muitos agricultores em diversos países da Europa, que lutam anualmente para retirar as pequenas mudas que surgem nas plantações, sempre tomando cuidado para não tocá-la sem proteção.

Fonte(s): New York Post / BBC / National Geographic / Daily Mail Imagem de Capa: Reprodução / Daily Mail Foto(s): Reprodução / Invasiv Species / Capitalist

Jornal Ciência