Nuvem gigantesca de gafanhotos ataca lavouras na Argentina e pode chegar ao Brasil

Estes 40 milhões de gafanhotos podem comer o que 2.000 vacas comem em um dia inteiro.

de Otto Valverde 0

Uma nuvem gigantesca de gafanhotos invadiu estados da Argentina e deixou moradores e agricultores assustados com a voracidade dos insetos.

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), nesta segunda-feira (22/06), publicou um mapa mostrando o alerta para a praga. A cor vermelha, mostra situação de “perigo”. 

Mapa fazendo alerta sobre o ataque dos gafanhotos na Argentina. Imagem: Reprodução / Senasa

A proximidade da região dos fortes ataques dos gafanhotos com a fronteira do Brasil, preocupa, e pode atingir o oeste do Rio Grande do Sul nos próximos dias, caso a nuvem mude de direção.

Estima-se que seja um ataque de 40 milhões de gafanhotos aglomerados que, juntos, devoram o equivalente ao que 2.000 vacas comem ao longo do dia. A nuvem teria vindo do Paraguai durante o fim de semana.  

A cidade Argentina de Córdoba, emitiu nota de alerta sobre os danos dos gafanhotos: “O Ministério da Agricultura de Córdoba e o Senasa monitoram a situação. Em Córdoba, possuímos protocolos de trabalho para serem ativados em caso de entrada de pragas”, em declaração via Twitter.

A Senasa ainda comentou, em comunicado: “As nuvens de gafanhotos podem passar por comunidades, vilas ou cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos. Podem causar danos às plantações e aos pastos, mas não constituem um risco para as pessoas”.

O órgão ainda comentou que esta é a primeira vez em muitos anos que o Brasil e o Uruguai entraram no mapa de alerta de ataque de pragas, deixando as duas nações avisadas sobre a possibilidade de invasão dos gafanhotos.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Canal Rural Fotos: Reprodução / YouTube / Twitter

Jornal Ciência