5 frases que não devem ser ditas a pessoas que acabaram de perder um ente querido

de Julia Moretto 0

Talvez, a única certeza que temos é que iremos morrer. Na vida, às vezes nos deparamos com situações que estão além do nosso alcance e compreensão.

Uma das situações mais complexas é ajudar outras pessoas que estão passando por uma perda. O que fazer? O que dizer? Bom, separamos cinco frases que você não deve dizer em um momento delicado como este.

“O que eu posso fazer?”

Provavelmente você não pode fazer nada! Uma pessoa que está passando por um momento de perda não tem condições de dizer o que ela deseja das pessoas ao redor. Em vez disso, opte por agir.

Não pergunte se ela quer comida, um lenço ou um abraço. O gesto vai falar mais alto do que qualquer outra coisa.

“Como ele morreu?”

Esta não é hora de matar sua curiosidade ou pedir para que a pessoa que está passando por um momento difícil conte detalhes.

“Tudo tem um propósito”

O otimismo é importante e provavelmente você está certo, mas frases como “o tempo cura tudo” ou “Deus tem um plano”não são as melhores.

Uma pessoa em sofrimento precisa de apoio. Este é um longo processo de cura que necessita passar por etapas, mas a primeira – e a mais difícil– é a aceitação. É injusto pedir que a pessoa tente enxergar um futuro melhor.

“Pelo menos…”

Frases como “Pelo menos não sofreu” e “pelo menos viveu ao máximo” deixam as pessoas ainda mais aflitas. Ou invés disso, você pode partilhar suas orações, que confortará os demais.

“Agora está em um lugar melhor”

As pessoas em luto preferiam que o ente estivesse próximo do que em “um lugar melhor”. Procure apoiar as pessoas apenas com a sua presença e estar disponível para quando elas precisarem de você. 

A partida de um ente querido deixa todos muito sensíveis, o melhor que podemos fazer é simplesmente estar lá para ajudá-las a chegar em um estado melhor.

Fonte: Super Curioso Fotos: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência