13 tesouros desaparecidos que aguardam serem descobertos; confira suas histórias

de Merelyn Cerqueira 0

Todos nós já ouvimos histórias de tesouros escondidos, incluindo as mais comuns envolvendo navios piratas naufragados repletos de ouro e prata. Embora muitos destes contos sejam apenas mitos, algumas histórias são confiáveis de acordo com vários registros históricos — e simplesmente fascinantes — como você verá na lista a seguir:

1 – O tesouro de Forest Fenn

Especialistas contam que há cerca de 10 anos, um senhor de 85 anos chamado Forest Fenn escondeu cerca de 3 milhões de dólares em joias, ouro e artefatos em um pequeno baú. A caixa estaria escondida em algum lugar das Montanhas Rochosas, uma importante cordilheira localizada na América do Norte Ocidental.

Pistas sobre a localização do tesouro teriam sido escondidas em um poema intitulado The Thrill of the Chase, o que inspirou milhares de pessoas a se aventurarem em uma caça ao tesouro. Infelizmente, algumas destas acabaram mortas durante a aventura e até hoje ninguém encontrou o suposto tesouro.

2 – Os ovos desaparecidos da Fabergé

Depois que os Romanov foram mortos em 1918, a Casa de Fabergé, uma designer de joias russa, foi invadida pelos Bolcheviques, os responsáveis ​​pelo assassinato da família do Czar. A maioria dos ovos de Fabergé foram levados para Moscou por segurança, mas ressurgiram novamente no início da década de 1930.

Armand Hammer, um empresário, achou-os interessantes e comprou dez deles, levando-os para os EUA. Alguns dos ovos foram vendidos, enquanto outros não. Apesar de terem mudado de donos várias vezes, ao que se sabe é que 50 ​​ainda estão desaparecidos e são extremamente valiosos!  

3 – O tesouro de Jesse James

Boatos contam que, em Oklahoma, provavelmente em algum lugar nas Montanhas Wichita, há escondido mais de 1 milhão de dólares em tesouros deixados pelo fora da lei Jesse James e sua gangue, que aterrorizaram a região durante o século XIX. 

Embora as histórias sejam muitas, todas elas apontam para o mesmo fato, de que Jesse abandonou um tesouro escondido nestas montanhas — algo semelhante que as Forças Revolucionárias da Colômbia faziam desde a época de Pablo Escobar, escondendo milhões de dólares enterrados nas florestas.

4 – O tesouro perdido de Samuel Bellamy

Na pequena cidade de Machiasport, em Maine, EUA, há um registro histórico que conta que o pirata Samuel Bellamy (que provavelmente inspirou o personagem Capitão Jack Sparrow) escondeu milhões de dólares. Em 1716, Bellamy descobriu a região e decidiu construir uma casa para guardar seus tesouros.

Por alguma razão, ele e sua tripulação foram obrigados a deixar o local rapidamente. O pirata nunca foi capaz de recuperar seu tesouro, uma vez que foi capturado e morto em Massachusetts, pouco tempo depois. Ninguém tem pistas de onde seu tesouro pode estar escondido.

5 – A câmara mortuária de Kamehameha

Em 1819, quando o rei Kamehameha, do Havaí, morreu, ele aparentemente foi enterrado com milhões de dólares em ouro e joias (embora alguns historiadores contestem isso). Por alguma razão, ninguém encontrou sua câmara mortuária, mas algumas pessoas acreditam que esteja localizada na costa de Na Pali, em Kauai, uma das 8 ilhas do Havaí.

7 – O tesouro de Palemano Point

Palemano Point, um recife localizado na Grande Ilha do Havaí, pode ser o esconderijo de mais de 5 milhões de dólares em tesouros enterrados. De acordo com autoridades do próprio Havaí, o tesouro pertenceu ao capitão Thomas Cavendish, um corsário inglês que viveu durante o século XVI. Muitos aventureiros tentaram encontrar o tesouro, mas sem sucesso.

8 – O tesouro escondido de Dutch Schultz

Um dos mais estranhos e misteriosos tesouros escondidos é o de Dutch Schultz, um mafioso alemão nascido com o nome de Arthur Simon Flegenheimer.

Segundo os registros, enquanto Dutch estava morrendo, devido a um ferimento feito a tiro por um mafioso rival, ele murmurou ter escondido 7 milhões de dólares nas Montanhas Catskill, em Nova York. Obviamente, ninguém nunca encontrou o tesouro, mas as pessoas ainda não desistiram.

9 – O saco de ouro de Mosby

Em 1863, durante a Guerra Civil Americana, o soldado confederado John Singleton Mosby conduziu seus guerrilheiros a um ataque furtivo ao território da União, em Fairfax, na Virgínia. Aparentemente, Mosby saiu correndo da área com um saco de estopa com 350 mil dólares em ouro, castiçais, prata e joias, todos roubados de proprietários locais.

Então, enquanto voltavam para o território dos confederados, alguém avisou de sua posição, obrigando-o a enterrar o saco de tesouros entre duas árvores. Ele marcou o local com uma faca e mais tarde enviou sete de seus homens para recuperá-lo.

No entanto, estes foram capturados e mortos. Desde então, ao que se sabe, Mosby nunca foi capaz de recuperar o tesouro, que pode estar no mesmo lugar ou ter sido roubado por um anônimo.

10 – A prata enterrada de Ted Binion

Ten Binion, um rico herdeiro de cassino, foi morto há mais de 20 anos, mas seu nome não foi esquecido. Aparentemente, há uma coleção de prata de vários milhões de dólares escondida em algum lugar em sua propriedade em Nevada, Las Vegas (EUA).

Ele foi assassinado em 1998, por sua namorada e um colaborador, que eventualmente foram absolvidos de acusações de homicídio e condenados pelo roubo de prata. 

Aparentemente, sua morte teria ocorrido em razão de uma coleção de prata que à época valeria milhões de dólares. Enquanto algumas pessoas acreditam a coleção foi encontrada por pessoas anônimas, outras acham que ela ainda está escondida na propriedade.  

11 – Os saques de Barba Negra

Entre 1716 e 1718, Barba Negra foi um dos piratas mais temidos de todos os 7 mares. Ele mantinha seu navio nas Índias Ocidentais e costa do Atlântico, na América do Norte, para que junto com sua tripulação, pudesse atacar navios em busca de ouro e outros tesouros.

Dizem que Barba Negra gostava de se gabar do seu tesouro, mas como não confiava em ninguém, nunca teria revelado sua localização.

Eventualmente, em 1718, Barba Negra foi capturado e executado. Desde então, exploradores estão procurando por todo esse tesouro, mas o pirata aparentemente se certificou de que ninguém jamais o encontraria — nem mesmo após sua morte.

12 – O tesouro de Ozark

Na região noroeste do Arkansas há uma antiga caverna que guarda um segredo. Acredita-se ela seja o esconderijo de um tesouro enterrado há mais de 350 anos por conquistadores espanhóis enquanto estes fugiam de nativos americanos. 

O suposto tesouro nunca foi encontrado, mas artefatos, como armas, armaduras e capacetes, deste período, foram encontrados, o que levou muita gente a acreditar que a lenda e os registros históricos têm fundamento.

13 – O tesouro de Idaho

De acordo com a East Idaho News, em algum lugar a leste de Idaho, EUA, há um tesouro em ouro que vale milhões de dólares. Em 1865, a Overland Stage Line, que transportava ouro como carga, foi saqueada pela Picket Coral Gang, uma famosa gangue de assaltantes.

Embora muitas pessoas não acreditem que o roubo tenha ocorrido, alguns historiadores acreditam o oposto, cogitando a possibilidade de os ladrões terem escondido todo o ouro nos complexos labirintos dos cânions de Portneuf.

Fonte(s): Life Buzz Imagens: Reprodução / Lisa S/Shutterstock

Jornal Ciência