Veja como identificar os sintomas da doença que causa cegueira repentina

de Gustavo Teixera 0

Todos os anos, pelos menos 3 mil pessoas no Reino Unido sofrem de uma condição chamada arterite de células gigante, que também é conhecida como arterite temporal.

 

Se essa doença não for diagnosticada e tratada de forma rápida, pode causar cegueira irreversível. Segundo a reumatologista Saleyha Ahsan muitos pacientes confundem a doença com enxaqueca e descrevem a condição como sendo “uma dor de cabeça como se o cérebro estivesse sendo espremido“.

 

Os sintomas da arterite temporal são: maior sensibilidade do couro cabeludo, dor na mandíbula e problemas de visão. Essa condição ocorre devido a uma inflamação das têmporas, que são as artérias da cabeça, e do pescoço que causa estreitamento dos vasos, acúmulo de células grandes e redução do fluxo sanguíneo. Se a artéria afetada for responsável por fornecer sangue para o nervo ótico, isso pode gerar cegueira temporária ou permanente.

 

A doença atinge na maioria das vezes mulheres acima dos 50 anos. Na Inglaterra, o sistema de saúde público criou um programa para que a arterite temporal seja diagnóstica o mais rápido possível. Os hospitais e clínicas públicas foram treinados para agendar quando acontecer um caso suspeito 24 horas por dia. No caso do paciente estiver correndo risco um exame de ultrassom é feito na hora e nos casos que for revelado a arterite temporal uma faixa preta aparecerá na imagem do exame. O tratamento é feito com esteroides.

 

Roger Keay, um homem que foi diagnosticado com arterite temporal disse que o diagnóstico acabou salvando sua visão: O médico reconheceu a condição imediatamente. Fez um teste de ultrassom e me mostrou na tela. Salvou a minha vista. Eu sou um homem de sorte. Se eu tivesse 1 milhão de libras daria a ele” disse ele.

 

Segundo Ahsan essa condição pode ser uma consequência de outra doença chamada polimialgia reumática, que faz com que os músculos doam até ficarem imóveis. Além dos sintomas já relatados existem alguns sinais preliminares como perda de peso, suores, cansaço, febre leve, perda de apetite e depressão.

[ BBC ] [ Fotos: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência