TOP 7 mentiras que vemos em séries de investigação criminal

de Julia Moretto 0

Em 2000, a série “CSI – Investigação Criminal” caiu no gosto dos telespectadores ao mostrar a análise de assassinatos e resolver crimes intrigantes.

O gosto por esse tipo de tema foi ainda mais fomentado com séries comoDexter”, “Whitout a Trace”, “Cold Case”, “Criminal Minds” e “Monk

Mas até que ponto essas informações passadas são verdadeiras? O investigador forense Paige Green desmistificou várias coisas em que acreditamos. Confira sete delas: 

1 – Rapidez em testes de DNA 

dna22

Normalmente os testes de DNA demoram para serem concluídos. Mesmo uma tecnologia conhecida como RapidDNA, que mostra o resultado e apenas 90 minutos, iria atrasar o processo devido à alta demanda. O RapidDNA também não é aprovado pelo FBI nem é compatível com o seu banco de dados.   

2 – Facilidade de coletar impressões digitais 

fingerprint-fingerprints

Mesmo que o método seja importante para as investigações, conseguir coletar diversas digitais é um trabalho difícil. Além da dificuldade para que as impressões fiquem perfeitas (lembre-se do esforço que foi tirar seu RG), há chances de saírem parciais ou borradas.

 3 – Sangue que brilha 

bloodbrilha

Isso não ocorre de maneira nenhuma! Este é um efeito que a televisão usa para que os telespectadores identifiquem a história com facilidade. Porém, a luz ultravioleta pode auxiliar a detectar outros fluidos como: sêmen, urina, saliva e leite materno brilham sob a incidência de seus raios. 

4 – Investigadores forenses como “celebridades” 
drhouse221

Nas séries, identificamos os investigadores forenses como uma figura de autoridade que solucionam qualquer caso. A grande verdade é que esses profissionais não são habilitados a carregar armas. Eles são técnicos que coletam e analisam as provas, tendo salários até inferiores que os demais. 

5 – Todos sabem de tudo 
experts55

Exceto os personagens como Fox Mulder e Dana Scully, de “Arquivo X”, grande parte dos especialistas forenses não têm o conhecimento de tudo que é mostrado. Geralmente, um profissional se especializa em um determinado ramo da investigação criminal. Dessa forma, conhecer todas as vertentes de um crime ocorre apenas na ficção.

6 – Trabalho pouco burocrático 
paperwork-e1437572890475

Normalmente, os seriados mostram os investigadores forenses com vidas corridas e muito trabalho. Mas não mostram a papelada, a burocracia dos processos e as investigações feitas no escritório. Toda prova coletada precisa ser selada, registrada, carimbada, avaliada e rotulada.

7 – Muito sangue 
bloofdre43

Em muitos episódios vemos sangue espalhado no chão e no teto, porém isso é muito difícil de acontecer. Até mesmo em casos de facadas ou tiros, as vítimas morrem antes de perderem muito sangue. Somente em casos de traumatismo craniano e artérias cortadas que há mais sangue.

Fonte: Listverse Fotos: Reprodução / Listverse / Flickr / Public Domain / Wikipedia

Jornal Ciência